O QUE É PRECISO FAZER PARA IMPLANTAR UM TREM DE PASSAGEIROS
Nós já tivemos em nosso estado vários trens de passageiros e até Litorinas rápidas. O Trem do Pantanal que era o Trem RDC que saia todos os dias de Bauru-SP a Corumbá e de Corumbá a Bauru-SP, tivemos os trens noturnos diários de Corumbá a Campo Grande, muito utilizado por representantes comerciais, viajantes e mesmo pessoas que viajavam a passeio ou para tratar de saúde em outros centros, havia, inclusive vagões leitos no noturno e no Trem do Pantanal., ainda havia o Trenzinho de Campo Grande a Ponta Porã e outros pequenos trens que transportavam passageiros.
Hoje a realidade é outra, houve um processo de destruição e sucateamento da N.O.B. , retirada de trens, uma privatização absurda e a delapidação de varias estações e depósitos em varias cidades e estações de trecho. A depredação da Estação de Corumbá é um exemplo clássico e triste deste descaso e abandono de nossas ferrovias, para atender interesses inconfessos, e bem sabemos disso no Brasil.
Hoje é preciso mobilização da comunidade, dos ferroviários que ainda resistem, dos aposentados da ferrovia, das lideranças politicas sensíveis as causas populares e comprometidas de fato coma redenção de nossa cidades históricas como Corumbá,Miranda, Ladário, Aquidauana, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Agua Clara e varias outras cidades e estações de trechos importantes...Precisamos falar com nosso representantes de cada cidade: Vereadores, Prefeitos, Empresários de Turismo,Comercio e outros...Precisamos cobrar apoio de nossos deputados federais e senadores e envolver os governadores de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Estado do Pará e Maranhão houve uma mobilização das comunidades, cidades, indigenas etc...E Os deputados e senadores daquela região fizeram gestões junto ao governo e junto a C.V.R.D. e o Trem de Passageiros moderno e climatizado que circula hoje lá,serve como um cartão de visita da empresa Vale e a coloca em vantagem e vitrine empresarial positiva para conseguir apoio e buscar novos investimentos, pois as ferrovias tem também um componente de preservação ambiental e cultural daquela região do Brasil.
Assim, se desejarmos conseguir a implantação de um Trem Azul do Pantanal e Cerrado, moderno,climatizado e que sirva ao Turismo e ao nosso povo, deveremos seguir o exemplo dos estado irmãos do Norte, nosso parceiros no Pacto Federativo do Brasil.
Corumbá e Ladário tem uma linda tradição de resistência e luta em Defesa de Causas desta envergadura e assim devermos primeiramente envolver os nossos amigos vereadores, que certamente abraçarão esta Causa importante que esta acima de meros interesses partidários ou pessoais. é Uma nobre Causa de nossas cidades do Pantanal, Cerrado e do Brasil...Corumbá poderá puxar a fila nesta luta e mobilização e na hora certa trazer junto o nosso Prefeito de Corumbá, Ladário e com certeza eles conseguirão a adesão de seus colegas ao longo da N.O.B . Como disse o grande Escritor e Poeta : Tudo Vale a Pena se a Alma não é pequena.
Vamos A LUTA!