Novos tempos
Estamos imersos dentro do globo terrestre e a internet desempenha papel fundamental dentro da nova configuração do sistema. Vivemos a cibercultura, a cultura contemporânea, formamos novos vínculos sociais e reforçamos os existentes.
Luana, nutricionista acompanha a alimentação dos seus pacientes através de fotos enviadas pelo WhatsApp. Ela amplia sua rede, monta um curso de reeducação alimentar disponibiliza produtos e os vende pela internet. Hoje tem clientes em todo o Brasil.
Joaquina vive em uma pequena cidade do sul do Brasil e, em seus contatos pelo Facebook, troca experiências sobre o cultivo de hortaliças orgânicas, contribuindo para a conscientização da importância de uma alimentação natural. Atualmente, o vídeo que produziu sobre o assunto já conta com o dobro de acessos em comparação ao número de habitantes na sua cidade. Agora ela se prepara para participar de um projeto de horta comunitária nas escolas da região.
Manuel e Joaquina adoram animais, mobilizam pessoas através de fotos no Instagram e outras mídias sociais para adoção de animais abandonados. Camélia, adolescente de 15 anos, deficiente auditiva adota a cachorrinha Angel .
O senhor João, de 57 anos e funcionário público, gosta ler desde a infância. Hoje em dia, além de leitor é também escritor. No site “Cantinho da leitura ”, chama-se João Alcântara. Posta seus contos e artigos e interage com pessoas afins.
Nicoleta faz orações e acende uma vela virtual no aplicativo do celular, antes de sair para o trabalho.
Lino, de 53 anos, brasileiro, é motoboy em Londres. Todas as noites, através do Skype , conversa com seus familiares em Itajubá, Minas Gerais. Consegue, assim, amenizar a saudade.
Quando se compara a vida em ápocas passadas e até mesmo as que não estão muito distantes da época atual, chega-se à conclusão que estamos no melhor momento para se viver. A tecnologia dos meios de comunicação nos insere num mundo de globalização e de inclusão.