O NORDESTE DE TODOS OS BRASILEIROS

Pude novamente contemplá-la de perto, oh, minha querida Bahia! Oh, Salvador, você continua linda! Expressa para o Brasil e o mundo o seu lindo Elevador Lacerda; com seu peito estufado, cumprimenta diariamente a Bahia de Todos os Santos; suas cidades alta e baixa são uma declaração de amor; o seu Pelourinho, de braços abertos, recebe o mundo que se alegra com seu canto e ritmos.

Bom dia, Sergipe! Aracaju continua esbanjando organização, limpeza e beleza; o seu povo ordeiro e cortês; suas praias bem cuidadas e a magnífica homenagem feita a nobres homens e mulheres em monumentos, um convite ao conhecimento e cultura de sua gente!

Querida Alagoas, terra dos menestréis; surpreendente cultura! Ah, Maceió, suas praias lindas e águas cristalinas são cartão postal de seu paraíso, um convite às férias! Pajuçara, verdadeira inspiração aos poetas, aos enamorados e para todos aqueles que gostam de sonhar! Agraciado estou pela forma que fui recepcionado.

Andando alguns quilômetros a mais eis você, esplendoroso e envolvente Pernambuco! Terra brasileira que muito contribuiu para a nossa liberdade hoje. Não saberia como me referir ao Jaboatão dos Guararapes, onde praticamente tudo começou. Quanto a você, Recife, quanto prazer em rever a nossa Veneza brasileira! Observo da manhã até a noite a imensidão desse rio que a corta! Cidade de culinária e cultura exuberantes; exporta talento humano e arte para o mundo inteiro. Despeço-me, seguindo em direção a minha espetacular Paraíba.

Paraíba, gente hospitaleira e culinária invejável; de variados ritmos e folclore envolvente e rico, geralmente ao som do triângulo e acordeão. João Pessoa, João Pessoa! Sua Tambaú é um sonho! Sua feira, um encanto!! Sua tradição, a simplicidade e o aconchego! Deixando saudades, mas para frente e avante, deparo-me com as incomparáveis dunas do nosso indescritível Rio Grande do Norte.

Ostenta suas belezas artificiais com homenagens aos Reis Magos e suas belezas naturais com praias amplas e limpas! Oferece as dunas de Ponta Negra, um colírio que faz bem aos olhos em paisagens de tirar o fôlego, fazendo com que seu visitante planeje novo retorno num momento posterior. Despeço-me de você, bela Natal! Sigo rumo ao meu Ceará.

Terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel, imortalizada por José de Alencar em sua obra e, pelos cearenses, dando hoje nome a uma das mais belas praias de Fortaleza, cidade hospitaleira, hotéis aconchegantes e feiras de artesanato os mais diversos possíveis. Sua cultura, organização e limpeza impecáveis encantam a todos que a visitam. Mais uma vez, aqui me despeço e vou rumo ao seu sertão e sua paisagem única de vegetação retorcida que insiste em resistir à seca, mantendo-se de pé e linda. Dá provas ao mundo da resistência e da fortaleza que possuem nossos sertanejos ao se adaptarem, com toda dificuldade e intempéries da natureza, ao estilo que escolheram para viver, numa demonstração aguerrida do que realmente seja TER FÉ.

Parabéns, Sobral, por sua riqueza e seu povo! Exuberante cidade incrustada em meio a nosso sertão!

Que prazer entrar em seu território, Piauí! Parabéns, Teresina! Nossa única capital nordestina distante do mar. Terra de muitas riquezas. Seu povo, sua sorte! Seu clima e calor foram acolhidos no viver do seu povo, com corpos cheios de calor humano e coração ardente de amor por você, Teresina! Sua perfeita geografia no liame do limite com o Maranhão é o seu grande símbolo, lado a lado com seu Estado irmão.

Afasto poucos quilômetros e já estou no nosso lindo Maranhão. Passo por Codó, cidade de povo acolhedor e ordeiro em busca de progresso. Ostenta belas igrejas em avenidas movimentadas. Deixo Codó, porque pretendo alcançar São Luís, nossa capital nacional do reggae. Cidade de ritmo eletrizante, igrejas esplendorosas e praias de águas cristalinas. Sua beleza natural e os retoques feitos pelos homens complementam sua beleza original. Parabéns, São Luís! Espero em breve revê-la e rever seu povo!

Amado Nordeste e amado povo nordestino, fico envaidecido pelo carinho e compreensão que recebi em cada lugar em que estive. Vocês farão parte do meu projeto que consiste em buscar de maneira concisa e determinada as belezas do meu país e do meu povo.

Apesar do momento de incertezas que vivemos em muitos campos sociais, devemos arregaçar as mangas e mostrar aos nossos governantes que eles atualmente representam a principal falha do Estado brasileiro e o motivo de tamanha perversidade e dor.

Isso tudo faço porque sou um soldado a serviço do meu povo e da minha pátria.

Por fim, parabéns, Nordeste, por suas estradas, sua cultura e folclore, sua culinária e, o principal ponto que pude observar na pesquisa que realizei, a sensibilidade do nordestino aos problemas do país, sua raça, sua força de trabalho e a sua inabalável fé!

“Ad sumus”

DEUS É BOM!!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 26/01/2018
Código do texto: T6236615
Classificação de conteúdo: seguro