GRANDE MÍDIA: LOBOS INSTRUINDO OVELHAS

A condenação de Lula e a atuação de Moro, do MP e da mídia nesse caso foram vergonhosas para o Brasil. Porém o protagonismo é da mídia, já que a opinião pública nunca esteve tão influenciada por ela como hoje e praticamente toda a informação disponível no Brasil atualmente, desde pequenas emissoras de rádio a grandes veículos de comunicação, é construída e divulgada por quatro ou cinco grandes grupos econômicos que afirmam fazer um jornalismo independente dos interesses financeiros aos quais evidentemente estão ligados. Ora, acreditar nisso seria o mesmo que acreditar em papai Noel.

Uma mentira repetida algumas vezes transforma-se em verdade, tem sido essa a estratégia usada por esses grupos para formar opinião de acordo com os interesses deles. Por isso há anos Lula não sai do noticiário do JN, sempre apresentado como vilão ou chefão de esquemas, e todo santo dia eles arrumam um "especialista" para dizer que ou a reforma da previdência sai ou o sistema quebra em poucos anos.

A maioria das pessoas ainda não percebeu que esses grupos são dominados por interesses econômicos e financeiros, como eu já disse, e se esforçam em divulgar notícias e pontos de vista favoráveis a eles e consequentemente desfavoráveis aos trabalhadores. Isso se tornou comum no Brasil porque se tem muita confiança nesses grupos e porque se segue fielmente o que dizem os economistas e cientistas políticos que têm espaço neles. A grande mídia tem credibilidade e autoridade para a maioria das pessoas, principalmente a revista Veja e as tevês, e isso foi conseguido graças ao hábito, ao encantamento que se tem diante da telinha e ao valor emocional que as tevês, revistas e jornais têm para todos nós desde a infância, já que são nossa fonte de diversão, de prazer, de emoção, de informação, de estilos e tendências etc. desde o berço.

Enfim, temos mesmo um monstro dentro de casa, a tevê, e pagamos por outros monstrinhos, como revistas e jornais. Todos eles são aparentemente inofensivos e portadores e defensores da verdade, e é isso o que os torna mais poderosos, mais influentes e mais ricos.

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 25/01/2018
Código do texto: T6236165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.