MORTE DE JESUS
PALAVRAS DE VIDA
MORTE, SEPULTAMENTO E RESSURREIÇÃO DE JESUS
Pastor Serafim Isidoro.
1) – O mês ABIB NISAN = ABRIL é o primeiro mês do ano religioso judaico – Ex. 12.2.
Primeiro de Abib é o primeiro dia do ano religioso judaico.
No início do ano, no dia 10 as famílias separavam um cordeiro (ou um cabrito) e o guardavam até o dia quatorze quando, à tarde, imolavam-no – Ex. 12.6.
2) – A Páscoa era então celebrada na tarde do dia quatorze de abril, no crepúsculo do sol, lembrando o tempo em que saíram do Egito, ano 1491 aC. – Ex. 12.1-6 Ex. 23.15 Lv. 23.5 Dt. 16.1-8.
3) – A Páscoa celebrada por Jesus, com seus aprendizes, foi ANTECIPADA de algumas horas, antes do normal bíblico. Celebrou-a no dia da PARASCEVE, “preparação da festa da Páscoa”, no mesmo dia em que foi preso. – Mt. 26.17-20 ”– Muito embora Lucas escrevesse: “É chegada a hora” – Lc. 22.14 – [Não era a hora da celebração da Pascoa, mas sim a hora de Deus. Significava: É chegado o tempo, a ocasião.]
4) - Na semana da crucificação ocorreram dois sábados (dias do “descanso”). A P A S C O A celebrada por Jesus e aprendizes– Mc.14.12 aconteceu no dia 13 de Nisã – Abril – ( Terça feira ao por do sol ) - para quarta feira – ( dia 14 ) quando a Pascoa seria biblicamente realizada. Isto porque os judeus comiam os pães ázimos no dia da preparação – PARASCEVE – e não APÓS a Pascoa conforme estatuía Lv. 23.6-8. (“Dake`s Bible” pág.51 N.A. )
a) O sábado semanal – Ex. 20.10; - [ no sábado mesmo ]
b) O sábado ANUAL da Páscoa [naquele ano na quarta feira ] – “sábado segundo-primeiro” – Lc. 6.1 – “Bíblia de Promessas” – Imprensa Bibl. Bras. 2004 - Lv. 23.32.-“Sábado de descanso solene” – “Shabat Hagadol”, grande shabat que precedia a Pessah [Páscoa]” - (“Peq. Vocab. do Judaísmo – Hugo Schilinger – Ed. Paulinas).
Escreve Rosh, da Congregação Israelita, em Curitiba-PR.:
“Por que sábado segundo primeiro? – Porque um sábado secundário (não o principal, o sétimo dia da semana, mas sim um sábado que caia PRIMEIRO na semana, antes do sábado [ semanal ] do Eterno.”
Um ano antes da crucificação, o evangelista Lucas relata o fato dos discípulos apanharem espigas no “sábado segundo primeiro” – Lc. 6.1.
Nossas traduções em português não são muito felizes em traduzir a palavra shabat “descanso”, do hebraico.
a) - Há o shabat semanal exigido por Deus – Ex. 20.10
b) - O shabat ANUAL - Lv. 23.32
c) - E “ shabat “ referindo-se a “descanso” em qualquer dia ou circunstância. - Daí a confusão a respeito do “sábado segundo-primeiro” - Lc. 6.1 - assim traduzido em:
“Bibl. de Promessas” – Imprensa Bibl. Bras.
“Bibl. da Soc. Bibl. Trinit.”- textos grego e português
“Dake´s Bible” – Dake´s Bible Sales, Inc. – Georgia – 1986.-
5) - Jesus morreu na quarta feira dia treze de abril às três horas da tarde - “Parasceve” preparação para a Páscoa do dia 14 e foi sepultado no mesmo dia à tarde, antes das dezoito horas, que seria início do dia de descanso = “sábado ANUAL [Shabat Hagadol ] – “Era grande aquele sábado” – Jo. 19.31.
6) - Jesus ressuscitou ao terceiro dia (72 horas depois) – sábado semanal - à TARDE, antes do por do sol - Mt. 12.40.
Crucificado, e sepultado na preparação – PARASCEVE – do sábado Hagadol ( ANUAL ) 14 de Abril, quarta-feira.
Ressurreto na tarde do sábado SEMANAL 17 de Abril.
Morte – quarta-feira – 13 de Abril (Nisan Abib) às 15 horas do dia da PARASCEVE (preparação para a Páscoa).
Sepultamento – Antes do por do sol, na tarde de quarta-feira, 13 de Abril - Parasceve do Hagadol- antes das 18 horas quando iniciaria o “Grande Sábado” Shabat Hagadol - Jo. 19.31 [ Na realidade: quarta-feira ] – que era respeitado uma vez no ano, iniciando a festa da Páscoa, no primeiro mês do calendário religioso – Nisan Abib = Abril.
Ressurreição - às seis horas da tarde do sábado semanal quando foram completadas 72 horas do Seu sepultamento.
Visitas ao túmulo – às seis horas da manhã – 12 horas depois da ressurreição (que dera-se no inicio da noite e não de madrugada).
Mt. 12.40 – “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”.
7) - As mulheres foram visitá-Lo no domingo pela manhã– aproximadamente 12 horas após a Sua ressurreição que acontecera no sábado semanal, dia 16 de Abril às 18 horas.
Observe-se que a ida delas se deu no DOMINGO (primeiro dia da semana judaica, ao raiar do dia). Jesus não lhes havia dito acerca da hora da Sua ressurreição. Mencionou apenas três dias e três noites da permanência no túmulo. Não lhes disse que ressuscitaria no sábado à tarde, quando se cumpriram 72 horas da Sua permanência no túmulo. Elas, certamente, não fizeram o cálculo entre a hora do sepultamento e a hora da ressurreição.
Observe-se também: 18 hs. = sábado / 18.01 hs. = igual a domingo - Horário judaico que começa às 6 da tarde e não às 6 da manhã.
Foram pela manhã (alta madrugada - Lc.24.1) de domingo, ao sepulcro que já estava vazio desde sábado – dia 16 às 18 horas. Haviam comprado os preparativos na Parasceve, na volta do sepulcro – o que se depreende de Lc. 16.1.
Marcos, conforme nossas traduções bíblicas em Português, escreveu que "Havendo Ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana..." Mc.16.9. Acontece porém que o texto grego koinê diz textualmente:"anastás dé prôi prôtê sabbatôn..." - "Ressuscitou então primeiro sábado" - [ tradução literal ]. Em nossas bíblias portuguesas, "primeiro sábado" passou propositadamente a ser DOMINGO, facilitando a corrente tradição que foi sempre vigente. Observe-se que "Sabado segundo primeiro" também passou a ser "em um sabado..." - Lc. 6.1.
ACONTECIMENTOS CONFORME CALENDÁRIO E HORÁRIO JUDAICOS
Morte: 13 de Abril, Quarta feira, Parasceve do sábado HAGADOL
( ANUAL ) - Morte e sepultamento.
Às 18 hs. de 14 de Abril, Quinta feira, o grande dia sábado Hagadol (anual) – 24 hs. de Jesus no túmulo.
Às 18 hs. de 15 de abril, Sexta feira, Parasceve do sábado semanal – 48 hs. de Jesus no túmulo.
Às 18 hs. de 16 de Abril, sábado semanal = 72 hs. de Jesus no túmulo.
6 da manhã 17 de Abril Domingo, Primeiro dia da semana – Visitas ao túmulo, 12 horas após a ressurreição.
Observe-se: 18 hs. = sábado / 18.01 = domingo.
Os anjos que disseram às mulheres: “Ele não está aqui, mas ressuscitou”, não mencionaram QUANDO ou à que horas o fato se dera.
Durante séculos a Igreja tem passado por cima desse fato dos últimos eventos da crucificação. Constantino, os Prelados, os Teólogos, todos ignoraram um exame mais acurado a respeito deste assunto...
Examinai as Escrituras!...
Nossas traduções em português não são muito felizes em traduzir a palavra shabat “descanso”, do hebraico.
1) - Há o shabat semanal exigido por Deus – Ex. 20.10 –Lv. 23.5 – Lev. 23.32;
2) - O shabat ANUAL iniciando a festa da Páscoa– Lv. 23.32;
3) - E “ shabat “ referindo-se a “descanso” em qualquer dia ou circunstância – Lv.23.39 “descanso” – Ex. 23.11 “ano sábado” – sabático.
Daí a confusão a respeito do “sábado segundo-primeiro” - Lc. 6.1 – mas assim traduzido em:
“Bibl. de Promessas” – Imprensa Bibl. Bras.
“Bibl. da Soc. Bibl. Trinit.”
“Dak´s Bible” – Dake Bible Sales, Inc. – Georgia – 1986.
DOMINGO – vocábulo latino.
Quanto ao domingo, escreve W. Gruen, “Pequeno Vocabulário da Bíblia” – Edições Paulinas:
“Quando a Igreja primitiva separou-se do judaísmo, foi também abandonando aos poucos a observância do sábado – Cl. 2.16 – Deu muita importância ao primeiro dia da semana, que passou a ser o dia do encontro da comunidade – At. 20.7 – I Co.16.2 – Passou a ser celebrado como o dia da ressurreição de Cristo e de Sua presença viva na comunidade de fé; seria o dia da eucaristia (comunhão). Passou a ser chamado DIA DO SENHOR – AP. 1.10. – Daí o nosso nome DOMINGO (do latim dominicus = do Senhor”).
SEQUÊNCIA DE EVENTOS DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO SENHOR
1- A entrada triunfal em Jerusalém – Lc. 19.28-40 – O Rei de Israel, O Messias, O Ungido prometido nos profetas e demais Escrituras simbolicamente adentra a cidade do Grande Rei, acompanhado do povo simples, montado em simples cavalgadura. Não O receberão. Crucificá-Lo-ão.
2- Jesus chora, com lamento profundo - heklausen - antecipando Sua entrada em Jerusalém – Lc. 19.41-44 - “neste teu dia” – última oportunidade para Israel. O rejeitado Messias se dirigiria agora para os gentios. Receberia, pouco depois, os gregos – abrindo a salvação aos gentios - Jo. 12.20-36.
3– Preparação (antecipada) da Páscoa – [ 4.a feira / 13 de Abibe – Março-Abril ] - Mt.26.17-20.
4- Instituição da Ceia do Senhor – Mt. 26.26 – Na Parasceve, antecipada de algumas horas, porque Ele deveria ser preso naquela noite.
5- Aviso a Pedro – Mt. 26.31-35 – Declaração da expulsão de Satanás – [na Parasceve ] Jo. 12.31 – As palavras do Mestre são fiéis e verdadeiras. A obra redentora efetuada no calvário DESTITUIU o diabo do domínio da morte e do Hadês, a região dos mortos. Assim como o EXPULSOU deste mundo: O texto grego diz:
“Agora o príncipe do mundo este será expulso fora” - (Tradução literal).
Expulso daqui, tornou-se o “principe das autoridades do ar”– Ef. 2.2 / O deus deste século II Co. 4.4, nas Regiões Celestiais.
6- Prisão de Jesus – Mt. 26.47-56.
7- Jesus perante o SINÉDRIO – Mt. 26.57-68 - casa de Caifás, Sumo Sacerdote – SANHEDRIN – o nome hebraico dado à Corte Judaica - mas a palavra é de origem grega. Cortes locais romanas tinham vinte e três juízes; o Sanhedrin de Jerusalém tinha setenta – (”Comentário Judaico do N.T.” – Davi H. Stern – Ed. Atos) - Reunidos Escribas e Anciãos – Mt. 26.57 – Principais Sacerdotes e o Sinédrio Mt. 26.59 – Sumo Sacerdote Mt. 26.62.
8– Jesus entregue a Pilatos – Mt. 27.1-2- [ observe-se que o horário aqui estipulado está conforme os romanos que entendem o começo do dia às seis horas da manhã. Dois horários, pois, são colocados nos Evangelhos:
O horário Judaico - Jo. 19.14 O horário Romano – Mc. 15.1 – Mc. 16.1.
9 Perante Pilatos – Mt. 27.11- Pôncio Pilatos era o Procurador Romano, autoridade civil máxima, com prerrogativa de ordenar à morte a cidadãos condenados que não fossem romanos.
10 - Jesus foi levado ao Pretório – Mt. 27.27 – Local de suplício dos condenados. – Pretor era o Magistrado Romano encarregado da justiça ou do governo de uma província. Pretório era o local onde o Pretor dava audiência.
11 – Jesus é enviado a Herodes, rei dos judeus, com jurisdição na Galiléia – Lc. 23.6-12.
12 - Jesus, enviado de volta a Pôncio Pilatos, Procurador; é condenado à morte – Lc.23.13-32.
13 - Jesus foi crucificado – Mt. 27.33–66 – Mc. 15.22-32 – Lc. 23.32-43 – Jo. 19.18-24.
14 - Morto e sepultado – Mt. 27.45-61.
15– Reunião dos Principais Sacerdotes com Pilatos Mt.27.62-( Já era sábado e eles SEGUNDO A LEI DO SÁBADO não poderiam fazê-lo).
16 A ressurreição de Jesus – Mt.28.1-17 - A declaração aqui feita por Mateus usa o horário romano que considera o dia tendo inicio às seis horas da manhã.( No horário judaico o nome e o número do dia começam às seis horas da tarde). As mulheres foram ao túmulo de madrugada, ao raiar o dia. Jesus, entretanto, havia ressuscitado no final do sábado – horário judaico – às seis horas da tarde do dia dezesseis de Abril.
Jesus, pois, foi morto na Parasceve – preparação do grande sábado ANUAL (Hagadol) – dia 13 de Abril.
Ressuscitou às dezoito horas – horário judaico – (seis horas da tarde – horário romano) dia 16 de abril – sábado SEMANAL.
O túmulo foi visitado pelas mulheres ao raiar do dia 17 de abril – domingo – conforme o horário romano –Mt. 28.1.
SABADO SEGUNDO PRIMEIRO
A palavra grega SABATH tem sua origem no texto hebraico da Velha Aliança, SHABAT e significa “descanso”. De maneira única quer dizer de qualquer espécie de repouso, seja orgânico, de ações, dos dias ou mais especificamente de um dia estabelecido religiosamente na Lei entregue ao líder Moisés. Fala-se de descanso da terra, dos animais, dos homens, etc. Descansar é repousar e, se quisermos criar um neologismo mais livre, é SABATEAR, descansar, um português figurativo assim como alguém que criou o dito coloquial “cachorro também é gente” ou outro: “o povo é o povo”.
1) - O sábado, repouso estabelecido na lei mosaica, é o descansar em um dia, em vinte e quatro horas, em cada sete dias da semana.
2) – Há o ano sabático (jubileu) de descanso para a terra dentre cada sete anos de produção – Lv.25.8-10.
3) – O início do ano religioso é um dia denominado sábado segundo primeiro – Lc. 6.1 – assim traduzido em antigas versões bíblicas “Almeida” e na versão “Trinitariana”. O “The Greek New Testament Text of Stephens, 1550, Authorized Version 1611, Zondervan Publishing House” Lc. 6.1: “Egeneto de en sabbatô deuteroprôtô .
Por ser este texto de Lucas, única citação da expressão assim colocada, as versões mais modernas da Bíblia omitem as palavras “segundo primeiro”, simplificando e reduzindo para: “em um dia de sábado”.
Tal sábado segundo primeiro indicava não o sábado semanal, mas o sábado ANUAL da celebração da Páscoa, dito shabat hagadol = grande sabado - Jo. 19.31. Este sábado segundo primeiro era em importância primeiro que o sábado semanal, dada a sua comemoração de UMA ÚNICA VEZ NO ANO. Nos dias de Jesus o sábado segundo primeiro – diga-se descanso segundo primeiro - aconteceu na quinta-feira, e que “era grande aquele sábado”.
Para ser o sábado segundo primeiro, não se exigia que fosse especificamente o sétimo dia da semana. No calendário festivo daquele ano o sábado (descanso) “segundo primeiro” caiu em uma quinta-feira, 14 de Abril.
O CALENDÁRIO HORÁRIO ROMANO
Tem o dia dividido em 24 horas, com início às seis horas da manhã.
O CALENDÁRIO HORÁRIO JUDAICO
Divide o dia em turnos de três horas cada: I = 6 / 9 hs. III = 9 / 12 VI = 12 / 15 IX = 15/18.
Divide a noite em VIGÍLIAS de 3 hs. Cada: I=6/9 hs. II = 9 / 12 III = 12 / 03IV = 03 / 06.
OS EVANGELHOS USAM OS DOIS SISTEMAS HORÁRIOS
HORÁRIO ROMANO:
Mt. 27.45 hora sexta = 12 hs. / Hora nona = 15 hs.
Mt. 28.1 seis horas da manhã.
HORÁRIO JUDAICO
Mc. 15.25 hora III = 9 da manhã.
Mc. 15.33 hora VI até hora IX = 12 à 15 hs.
Mc. 16.2 despontar do sol = 6 hs. da manhã.
Lc. 23.44 quase a hora sexta até a hora nona = 12 às 15 hs.
Lc. 23.54 começava o sábado = 18 horas.
Lc. 24.1 alta madrugada = 6 hs. da manhã.
Jo. 19.14 cerca da hora sexta = próximo ao meio dia.
Jo. 20.1 madrugada, sendo ainda escuro = 6 hs. da manhã.
Examinai as Escrituras...
______________________________________
O Th. Honoris D., D.D. Pr. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
Serafimisidoro4@gmail.com
No Google: serafim isidoro textos