Direitos Autorais Na Escrita

Sem dúvidas, a Internet foi o grande marco histórico na vida de todos, devido a sua facilidade de ligar mundos outrora desconhecidos... Eu poderia passar um longo tempo aqui escrevendo sobre os seus prós e contras, sob a perspectiva de diferentes temáticas, no entanto, abdicar-me-ei e focarei apenas no assunto em pauta: direito autoral na escrita.

Diante do avanço tecnológico, tornou-se mais fácil para o autor, seja ele profissional ou amador (termo que não me agrada nem um pouco devido ao peso preconceituoso que o mesmo esconde em si, motivo pelo qual prefiro substituí-lo por “aspirante” - pessoa que está em início de carreira).

Há centenas de milhares de textos espalhados por toda a Web, principalmente pelas redes sociais, como Facebook e Instagram, fazendo com o que o autor conquiste cada vez mais novos apreciadores de seu trabalho e isso é gratificante já que muitas vezes demora muito tempo até que sua obra fique concluída... É um trabalho árduo que exige tempo, esforço e dedicação...

Todo criador merece os devidos créditos de sua obra... É um direito que ele conquistou. Infelizmente, é aí que entra o grande X da questão, pois muitos leitores (apreciadores, críticos ou até mesmo outros escritores) ignoram ou simplesmente desconhecem a importância de se dar os devidos créditos a fonte.

Há uma grande diferença entre “admirar, inspirar-se e copiar”: a primeira trata-se de apreciar, gostar do que acabara de ler; a segunda, influenciar-se a criar seu próprio ponto de vista baseado sobre a percepção e concepção de outrem; já a terceira, usurpar obra alheia como se fosse sua.

Pelo menos no Brasil, é uma longa jornada até que o autor seja reconhecido nacionalmente e quando isso acontece, seu prestígio limita-se apenas ao nome... É praticamente impossível sobreviver com a escrita.

Como sinal de respeito a todos os nossos autores, sejam eles profissionais ou aspirantes, devemos garantir-lhes os seus devidos direitos, tendo em mente que a garantia do direito intelectual é lei prevista na nossa Constituição e o não cumprimento dela é crime.

"Se inspire!

Não copie;

Além de feio,

Plágio é crime."

Gabi Alves
Enviado por Gabi Alves em 28/12/2017
Reeditado em 28/12/2017
Código do texto: T6210796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.