AtOalidades

E aparentemente tudo girava hoje em torno da decisão do Mundial de Clubes de Futebol, opondo Grêmio e Real Madrid, na bela arena dos Emirados Árabes. E o resultado de um a zero para o clube do premiadíssimo Cristiano Ronaldo, ao português jus fez. Pela medida dos arremates a gol, cerca de 20 contra 1, tudo se aclara meridianamente. Os Galácticos faturam esse pretigiosísimo título pela sexta vez e ao Grêmio coube a honra de ser um adversário leal, lutador, com a distinção de ver tudo de pertinho...

Findo o espetáculo, a contagem para o Natal se acelera. O quê mais é possível esperar até que o menino-luz venha nos resgatar desse sofrer sem sofrear? O diligente Gilmar Mendes preferiu, antes de se por também em vigília, dar uma força à nomeação a ex-mulher para um empreguinho no Conselho da Itaipu. Coisa singela para não deixar desamparada a ex-companheira. As coisas andam mesmo difíceis no quesito emprego, independentemente dessa proclamada melhora na economia. Inda ontem, ou antes-de-ontem, a Pontifícia Universidade Católica de Minas desfez-se do encargo de umas duas centenas de professores. Na semana anterior fora a vez do Sistema Estácio romper o contrato de um mil e duzentos.

Enquanto isso, no Peru, o Congresso, sem seguir o exemplo brasileiro, vai julgar o Presidente Kuczynski, que teria recebido a bagatela de 780 mil dólares de propina...e de quem, desta vez? Odebrecht, pra variar. El Condor hay que pasar...Reír, ó llorar?

E pela rede social circula trecho de vídeo de uma entrevista dada a Amaury Júnior, já antiguinha, em que Marcela, ao lado de seu primeiro, e único amor, confirma a relutância inicial de transformar em romance um mero galanteio de seu verdadeiro Romeu. E vencida a preliminar obstrução, taí casal em bela e duradoura união. E sem essa de anel de Cavendish.

Morreu o leão que já fora a jóia do zoológico de Dhaka, a capital da borbulhante Bangladesh. O majestoso animal havia se tornado uma celebridade e teve sua existência estendida por cerca de quatro anos sobre a média de vida de leões machos ao ar livre. Eunucamente...e nem com tornozeleira pensou-se em retorná-lo ao habitat natural, que muito bem poderia ser a Índia, a África, ou a nossa Receita Foderal.

E a moda das selfies impossíveis continua, hoje foi a vez de mostrarem uma juíza e uma delegada ladeando o idolatrado Fernandinho Beira-Mar.

Quanto a mim, fui ver o show do Chico, no Palácio das Artes. Só faltou-me, em fitzcarráldico delírio, tentar puxar um coro de Volta pra Cuba, viado...

Mas não parece longe de vermos o espetacular Ronaldinho Gaúcho tomar posse dessa band(alh)eira: corre o rumor com rubor de que ele irá se candidatar a Senador pelo partido de Jair Bolsonaro. Esse gênio da bola que salvou o Brasil e encantou o mundo no épico jogo contra a Inglaterra na Copa de 2002, agora troca as bolas...

Mas há coisa menos alienada: em meio à onda, que vai virando tsunami, de aderentes ao movimento ME TOO - protesto contra o abuso sexual - Shanita Hubbard, americana, negra, escritora e jornalista, chama a atenção para a dura condição das afro-afrodites em seu país, quase que invariavelmente vítimas de abusos nas próprias comunidades em que vivem e que são constrangidas a não levantar a voz para não complicarem ainda mais a sorte daqueles que delas mais abusam e que, por sua vez, e pelo seu sistêmico desajuste perante a sociedade - por serem jovens negros - são o grupo mais visado e vitimado pelos abusos policiais.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 16/12/2017
Código do texto: T6200641
Classificação de conteúdo: seguro