AtOalidades

E você, caro leitor, postar-se-ia à volta do Rogério 157 para uma selfiezinha? Ou preferiria uma companhia engravatada, tipo Aécio, Cunha, Geddel, Cabral, ou Mixéu, para poder exibi-la aos amigos e a guardar para os pósteros?

A verdade é que o jovem, algemado, parece inofensivo, altivo, e sinaliza até que prefere apagar as marcas do passado nebuloso, ao mostrar nos braços antigas tatuagens que hoje não são mais que esmaecidos traços.

É o espírito na(f)talino aí chegando, saindo dos baús para ornar festivamente casas, presépios e corações bem em consonância com a mansuetude do Menino que veio para endireitar a obra do Pai, não mais sob a abordagem das punições severas e irrecorríveis, mas sim sob o signo do perdão, da bondade sem limites, porém com toda a responsabilidade fiscal nas contas presentes e futuras. O Banco Mundial da Divina Providência, aliás, não permitiria outra forma.

Dia oito agora, portanto, ou portiquim mesmo, daqui a poucas horas celebra-se o ritual Imaculada Conceição, devoção ancestral que se pratica ali nas margens do Rio Pará, no munícipio da Conceição do Pará,

que se desmembrou de Pitangui há várias décadas. A fé, inabalada, pelas mudanças políticas ou pelos caprichos do portentoso Pará, segue seu curso, atraindo peregrinos, comerciantes, curiosos, e rapinantes. É um mega-evento para a modéstia do local e do que lhe é circunvizinho. Menos quiçá para o majestoso Pará, dos maiores afluentes do São Francisco que, após anos seguidos de estiagem, mostra agora sua riovivência com toda voragem.

Até meados dos anos sessenta ir à Conceição a partir de Pitangui, notadamente pela ferrovia, usando a carro-aberto, embora sacrificante e um tanto arriscado, era suprema aventura para a meninada, ...bordejando a mata e as águas, e ouvindo as mais piedosas e piadosas conversações. E com pouco, até algum namoro dava para se arranjar, desde que se dispusesse a se equilibrar entre o respeitar o ou ousar...

Enquanto aviões de patrulha e combate norte-americanos movimentam-se nos céus da Coréia do Sul, prontos para disparar o primeiro traque do gordito no Norte, Trump declara o reconhecimento formal de Jerusalém como capital de Israel e anuncia para próximo a instalação da Embaixada americana em território de exacerbadas sensibilidades religiosas: judias, cristãs, e muçulmanas, obtendo como mais imediato dividendo a condenação quase universal. Apoio declarado, até agora só obteve o do próprio Israel.

E a onda de revelações de abusos sexuais ganha dimensão inusitada, avançando como dominós em queda. Grupo de vítimas organizam-se para estenderem seus processos, ver os perpetradores punidos e auferirem alguma forma de reparação. Imagino quando esse movimento começar a focar na nas mas elas, com mais elas na igreja...Louvado seja!

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 07/12/2017
Código do texto: T6192880
Classificação de conteúdo: seguro