Alerta às Editoras

Alerta às Editoras

A literatura é uma arte. O escrever é uma arte. Como tem pessoas que tem dom em suas falas, que conseguem transmitir seus pensamentos e fazer suas explanações inteligíveis; como existem aqueles que numa pintura constrói obras maravilhosas; assim como há pessoas que são verdadeiros mestres na arte de representar; como tem aqueles que em instrumentos musicais cantam e encantam a todos, também há aqueles que escrevem, colocando no papel suas inspirações podemos considera-los artistas. É importante dizer que estes escritos independem de ser este ou aquele tipo de literatura. A simples forma de formular pensamentos e com habilidade transmiti-lo já é uma arte.

Porque quis fazer esta introdução! Na verdade estas artes acima citadas são poucas pessoas que tem habilidade ou Dom. Acredito ser um percentual pequeno de artistas da literatura que surgem em meio de uma grande quantidade de pessoas.

Quando vemos a realidade do escritor, podemos perceber que esta é uma das artes que embora origina varias outras esta relegada a segundo, terceiro plano. Esquecemos que a literatura é que dá origem a varias outros manifestações artísticas ao cinema, ao teatro, a musica. É a literatura que constrói a educação. Enfim, a literatura é a matéria prima para outras expressões artísticas. Existem alguns que criticam a literatura de auto ajuda, mas em muitos casos este tipo de literatura tem suas características e finalidades iguais a poesia. Muitas poesias são literaturas de auto ajuda.

O que nós que escrevemos entristecemos, é quando observamos que está arte embora seja de máxima importância, não sensibiliza as empresas, autoridades área cultural, que fazem desta expressão cultural um mercantilismo, onde os escritores não conseguem iniciar no mercado cultural.

Penso, que as editoras não gostam da Internet, porque neste espaço os escritores começam a tirar seus clientes. Nós iniciantes, estamos colocando nossas artes gratuitamente àqueles que apreciam leitura, mesmo que as editoras não abrem suas portas. Livros de autores que as editoras poderiam estar tendo lucros, estão sendo lidos pêlos internaltas. Se elas forem inteligentes e se preocuparem com o mercado devem ficar atento ao que está ocorrendo. A Internet proporcionou o aumento de leitores, mas que não refletem em aumento de vendas em livros impresso. Por outro lado tem aumentado a quantidade de escritores independente online.

Muitos de nós escritores estamos criando sites, blogs, e nele estamos derramando nossas literaturas e sendo aceito pêlos públicos. Através destes mecanismos estamos conseguindo conquistar o nosso publico. Num tempo não muito distante não haverá mais necessidade de procurarmos editoras comerciais e sim qualquer editora, gráfica para publicar nossos livros, já com a garantia de vendas. Não receberemos pêlos nossos trabalhos 8 a 10%, mas uma remuneração justa.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 21/10/2005
Reeditado em 25/11/2005
Código do texto: T61864