Expectativa e realidade
Analisando o comportamento das pessoas verificamos que, na maioria dos casos, os acontecimentos negativos causam um grande estrago emocional que resulta quase sempre numa depressão.
Como esses casos negativos são comuns na nossa vida, para tentar prevenir ou até evitar maiores danos que eles possam causar, resolvemos escrever esse artigo para orientar como as pessoas podem se prevenir e ou não se abalar muito com tais acontecimentos.
Adepto que sou do “tratamento de choque” que em outras palavras, quer dizer de enfrentar o problema de frente e sem rodeios, vou ser objetivo e realista nas minhas colocações como são os problemas e os casos que nos infligem sofrimentos.
Então vamos lá, A maioria das pessoas sofre porque faz tudo esperando um retorno e quando esse retorno não acontece ou é desfavorável, logo se considera incompreendida, abandonada, desprezada ou não reconhecida pelo bem que fez.
Ora, querer que os outros reconheçam o bem que fizemos é puro egoísmo, pois jamais devemos fazer alguma coisa esperando algo em troca, até porque, nós também, raramente, nos lembramos de agradecer um bem recebido ou de devolver algo que pedimos emprestado.
Por outro lado, da mesma forma que o empregado não pode esperar que o patrão reconheça o seu esforço extra no trabalho, o patrão que dá um emprego jamais deve esperar agradecimento ou reconhecimento do empregado.
Assim, se você se aventurar numa disputa ou competição esteja preparado para qualquer resultado, pois as possibilidades de vitória são exatamente as mesmas de uma derrota.
Além disso, todo o competidor sabe que não existe adversário fraco e que a manipulação de resultados é uma realidade.
Todo aquele que se propuser entrar num concurso por cargos, títulos ou oportunidades é melhor sempre contar tanto com a possibilidade de vitória quanto a de derrota e aguardar para ver no que vai dar sem criar expectativas por demais otimistas.
Ora, se você apostar todas as fichas num reconhecimento, numa vitória ou num retorno favorável, e se isso não acontecer, a sua decepção será muito grande, porém se você não esperar retorno algum, tudo o que vier é lucro e motivo de satisfação.
Ainda, se você quiser evitar dissabores futuros tenha sempre em mente que não é bom entregar nada de seu a alguém por empréstimo, mas se mesmo assim, você ceder a um pedido, é melhor esquecer a devolução e dá-lo desde já como perdido.
Não espere fidelidade ou firmeza absoluta de caráter de quem quer que seja, pois se você avalizar ou for fiador de alguém, pode se preparar para pagar a conta.
Alguém, sem mais nem menos, já lhe deu algum dinheiro? Pois é meu caro, dinheiro não se dá para ninguém, para ninguém mesmo. Deus não precisa de dinheiro.
Nunca gaste mais do que você ganha, sempre guarde uma reserva. Só compre o necessário e de preferência pague a vista. Fuja dos carões de crédito e das prestações.
Se você quiser e puder ajudar alguém doe alimentos, roupas usadas ou novas, faça um trabalho voluntário, compre remédios, visite algum amigo doente e faça-lhe companhia.
Saiba também, que ninguém está absolutamente imune a doenças, e se isso acontecer procure logo os recursos. Por maior que sejam as tragédias não há motivo algum para desespero, temos apenas que fazer o possível para que o mal não se torne maior.
Não se apegue “demais” a pessoas, animais ou coisas, as pessoas podem lhe decepcionar, os animais também morrem e as coisas você poderá perdê-las.
Quando falecer alguém próximo, lembre-se que a morte é um acontecimento natural, quem nasce também morre, encare o fato com tranquilidade e seja prestativo.
Agora, se você é aquele chefe mal humorado que mal o empregado bate na porta da sua sala, já irritado grita, lá vem você me trazer mais problemas, pode crer que o próximo a bater na sua porta será o tal de infarto.
E se você é daquele tipo de empregado que ao levantar pela manhã, já insatisfeito diz, que droga, mais um dia de trabalho naquele emprego, antes de se lamentar ou reclamar, saia por aí, espalhe o seu currículo e veja o quanto você vale no mercado.
Se lhe oferecerem o dobro do que você ganha chute o balde, peça a conta e mude e de emprego. Porém se lhe oferecerem menos ou o mesmo que você ganha, volte para o seu trabalho e dê graças a Deus por ainda, estar empregado.
Se você não está contente com a sua vida ou com sua situação não adianta reclamar, vá à luta, separe e procure mudar. Troque de emprego, vá estudar e dê um rumo novo a sua vida.
Por melhores ou piores que tenham sidos os dias passados, o que passou, passou. Agora é um novo tempo, esqueça o passado, mas também não se preocupe muito com o futuro.
Viva o presente, se divirta, cumprimente as pessoas com um sorriso, seja otimista e não prenda a sua atenção em acidentes, casos policiais muito menos em catástrofes.
Cultive um jardim, uma folhagem, plante uma árvore e não se esqueça de tratar bem os animais, nossos irmãos menores, pelos quais somos também responsáveis.
Lembre-se de que tudo o que é demais faz mal, seja comedido em tudo que fizer, nas suas aspirações, desejos e posses. Coma de manhã como um rei, ao meio dia como um príncipe e a noite como um mendigo,
Alegria ou tristeza é apenas uma questão de expectativa. Se você fizer uma expectativa boa e o resultado for ruim será uma tristeza. Porém se você criar uma expectativa ruim e acontecer uma coisa boa o resultado será uma alegria.
As pessoas que não criam expectativas muito otimistas e as que fazem as coisas sem esperar retorno são exatamente as que sempre estão de bem com a vida e, por isso mesmo, dificilmente se abalam com acontecimentos desfavoráveis.