Letramento literário e literatura no ambiente escolar

Texto publicado originalmente como atividade da disciplina de Letramento literário do curso de Especialização em Literatura e Outras Linguagens. Nead/Uespi.

Letramento literário refere-se aos processos de apropriação da escrita como uma tecnologia cada vez mais presente na sociedade atual. Não é só o código simbólico, as letras em sua forma pura e simples, e sim o domínio de um conjunto de práticas sociais voltadas para a escrita, leitura, literatura e interpretação do mundo por meio das letras.

Entre os variados usos da escrita, o letramento literário centra nas possibilidades que o sujeito adquire de participar de forma efetiva nas diversas práticas sociais derivadas de seus múltiplos objetivos, formas e objetos, além da diversidade de contextos e suportes utilizados para tal.

A escola é (e deve sempre ser) a grande promotora da leitura de literatura, apresentando-a aos alunos para que possam despertar para o prazer de gostar de ler.

Os estudos sobre como despertar o interesse pela literatura apontam para a necessidade de complementação desse incentivo não só no ambiente escolar, mas também na sociedade, como nas bibliotecas, rodas de leituras e no próprio ambiente familiar. Isso sem tirar a responsabilidade da escola, que deve ser a principal instituição social motivadora, mas não a única. A complementação de forças pode levar ao melhor proveito dessa árdua e, ao mesmo tempo, interessante tarefa.

Em relação à literatura na escola de Ensino Médio, o objetivo é formar leitores que saibam e gostem de ler textos literários. O problema está na falta de interesse de parte do público escolar, sendo a literatura considerada por parte deles como algo antigo, tornando-se assim, desmotivador tanto para o aluno que irá ler como para o professor motivar os seus alunos.

A literatura possui o seu valor histórico-cultural, o efeito estético e marcas de época, que muitas vezes não é bem visto pelo público "moderno” bombardeado por formas diversas de comunicação e entretenimento.

É necessário que professores e todo o ambiente escolar possam compreender que a literatura é indispensável na formação intelectual dos alunos e também dos professores. A literatura é algo que transgrede o senso comum, deslocando a visão de mundo, descobrindo o mundo paralelo que é a literatura. Esse é o potencial formador da literatura e os professores precisam adentrar a esse mundo para poder extrair (explorar) o que de melhor há para poder incentivar e motivar seus alunos para esse mundo paralelo que nos auxilia a enxergar melhor o nosso mundo real.