Militares no poder
Muita gente critica a época dos Militares, a maioria, sem conhecimento de causa. Sou daquela época e falo do que vi e vivi e não por ler em livros ou por ouvir dizer. Dessa forma, é bom dizer logo que , sem dúvida alguma, houveram excessos e atrocidades, mas ninguém pode negar que a violência foi dos dois lados. Afinal estávamos em estado de beligerância onde as coisas sempre fogem do controle.
Mas posso dizer que naquela época saíamos dos bailes e festinhas as três ou quatro horas de manhã, íamos a pé, rapazes e moças, dois ou três quilômetros até em casa e jamais fomos importunados por marginais. Saudosa época da Guarda Urbana ou do guarda noturno que, vez por outra, dava sinal da sua presença com um apito. Podia se sair a noite, a pé, para ir a um cinema ou jantar e voltar altas horas tranquilo para casa sem risco algum. Naquele tempo não tinha arrastões, assalto a bancos, roubos de cargas, menores esfaqueando pessoas em plena praça, bandidos mandando em favelas, bairros ou cidades.
Não tinha fogo em ônibus, rebeliões em presídios, assaltos relâmpagos ou assaltos a carros de valores. As universidades e escolas públicas eram um exemplo de ordem e disciplina, o cidadão podia andar armado, e quem sabe por isso, raramente se ouvia falar em assalto, roubo de carro ou em residências. Se houve corrupção na política não passou de dois ou três envolvidos. Tudo isso, porque os Militares estavam alertas zelando pela segurança e pelo bem estar do cidadão honesto e trabalhador.
Por outro lado, não se pode esquecer que foram os Militares que construíram as grandes obras como a Itaipu, Ponte Rio Niterói, muitas ferrovias, tuneis e viadutos por todo o Brasil e criaram a Embraer, Embratel, Embrapa etc.
Hoje as universidades e escolas públicas são verdadeiros antros de drogas e prostituição, homens e mulheres tiram a roupa e sem a menor cerimônia ficam pelados em plena praça, as peças teatrais e algumas novelas são pura putaria e suruba. Ninguém mais pode sair a noite em segurança, durante o dia o risco de ser assaltado e morto é o mesmo, cada parada no semáforo é um sufoco, nunca sabemos se vamos sair vivos dali.
Da roubalheira então nem se fala, a corrupção começa antes das câmaras de vereadores, passa por todos os poderes legislativo, executivo e se acentua no poder judiciário onde os processos contra bandidos e políticos são engavetados ou servem para os ministros ficarem sentados em cima deles eternamente. Se os bandidos presos são amigos de ministros são libertados imediatamente.
Outra coisa muito importante que tenho para dizer para os mais jovens e até para alguns velhos é que nenhum dos presidentes militares saiu rico do poder, alguns até as despesas dos funerais tiveram que ser pagas pelos amigos.
É exatamente porque a justiça é morosa ou conivente que a bandidagem, a roubalheira e a corrupção nas baixas e altas esferas do poder, principalmente no Congresso e presidência da repúblicas corre solta e ninguém é punido.
Agora, se você está feliz e contente com o atual estado de coisas, pode criticar o regime militar, mas não me venha com essa retórica de que não se tinha liberdade, liberdade para se andar pelado, fazer coco e xixi em ruas e praças públicas, queimar a bandeira nacional, fazer banheiros coletivos para homens, mulheres e crianças, se masturbar e gozar na cara das mulheres nos ônibus, assaltar e roubar celulares, carteira e objetos das pessoas que vão para o trabalho ou estão em filas do INSS ? Isso para não falar das escolas onde as crianças são doutrinadas para não terem respeito, moral e muito menos educação visto que não aprendem ler nem escrever.
Para finalizar, se você acha que precisamos de bastante liberdade para sermos felizes, tire a polícia das ruas e saia com a sua mulher e filhas para ir jantar para ver o que acontece para você e principalmente para sua mulher e filhas.