SETEMBRO AMARELO 1
Vou tentar de alguma maneira - através de experiências próprias, relatar o que deve ser feito quando você se deparar com uma situação de provável suicídio. Não sou especialista de saúde, conto apenas com minha própria experiência.
1) Identificado o sinal todo o alerta é pouco, pois quem manifesta descontentamento com a própria vida é sim um suicida em potencial.
Então o passo a ser feito e procurar ajuda com um médico psiquiatra, pois é ele quem vai identificar a causa, pois nem toda melancolia é depressão, pode ser tristeza, pode ser estresse, pode ser problemas de natureza espiritual, então o combate deve ser nessa ordem, procurado o médico ele vai diagnosticar a depressão ou não e a partir dai envolver demais profissionais como neurologistas, psicólogos, uso ou não de medicação, internação ou não.
Deve ser procurado também alguém que apresente ao paciente confiança para que ele possa se abrir e ajudar a desatar o nó.
Não é um processo fácil, mas deve ser encarado de frente e sabendo que todo o processo passa por reações que devem partir do próprio doente, mas que em alguns casos, se envolto em crise depressiva pode não ser muito responsivo.
Mas ficar atento é um grande passo.
EVITE OPINIÕES PESSOAIS E JULGAMENTOS, POIS NÃO SOMOS PREPARADOS PARA A QUESTÃO E PODEMOS PIORAR O QUADRO