AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO
Ainda é imperceptível. Muito disso tem a ver com a tecnologia. Que dentre os muitos poderes, sabe se camuflar. Acreditamos estarmos sendo levado por um caminho. E nem percebemos os desvios. O que não significa falta de sinais. Eles estão por toda parte.
É difícil prever o que acontecerá com os países e suas sociedades, quando as tribos decidirem testar seus poderes para valer. Por enquanto, as profecias são vistas apenas na ficção. E de todas as ficções, talvez, a realidade mais próxima de nós é que as tribos ditarão o futuro dos humanos no planeta.
Os filmes da franquia “Mad Max” são ótimos exemplos deste futuro. Com a Terra transformada em deserto, as tribos têm um único objetivo. Guerrear pela supremacia. Essa visão de futuro é tão trágica quanto previsível. Quando as coisas piorarem, a tecnologia será a primeira a falhar. Num planeta sem luz, ninguém olhará as estrelas.
Outro filme que mostra um futuro de avanços das tribos é “Elysium”. Estrelado por Jodie Foster, Matt Damon e Wagner Moura. Em “Elysium”, a tribo dos poderosos muda-se para a estação espacial batizada com o nome do filme. Isto é um fato. Quando as tribos vierem para ficar, os poderosos serão os primeiros a fugirem porque podem.
Cabe ainda uma última ilustração. Para isso retrocederemos até o final da década de 60 e início de 70. Num daqueles filmes “O Planeta dos Macacos”, de repente, nosso astronauta entra numa caverna, e encontra uma seita adorando um artefato nuclear.
Alguns alertas começam a soar. Os confrontos supremacistas ocorridos nos Estados Unidos deixam claros exemplos de tribos guerreando. Estamos assistindo quase ao vivo o teste de uma bomba de hidrogênio. Deveríamos estar felizes de a bomba pertencer a Kim Jong-un. Ainda prefiro Kim a uma tribo ou seita qualquer.
Com o futebol de exemplo, hoje o que mais nos assemelha com os filmes da franquia “Divergente”, são as torcidas. As tribos mudarão este cenário radicalmente. No futuro, pertencer a uma tribo não será uma questão de preferência. Será de sobrevivência.
Ainda existe na equação uma variável difícil de calcular. Quanto o planeta aguentará. A destruição já se encontra em estágio avançado. Com uma ajuda imensa da tecnologia, nosso planeta já imitou Saturno. E exibe um anel de lixo espacial
Olhando o camuflar tecnológico, muitos acreditarão ser uma dádiva nascer daqui a cem anos. Sou um tanto pessimista quanto a isso, e vou mais longe. Chegará o dia em que por lei das tribos, nascer será um crime. Temos os chineses como precedentes.
Também sei que as tribos mais perigosas serão aquelas que adoram qualquer coisa num altar. Está escrito desde o princípio. Os uivos das seitas precederão às trevas.