Vale do amanhecer

A seita Vale do Amanhecer é uma comunidade religiosa, universalista, mística, esotérica, espiritualista, cristã e milenarista que se dedica a dar assistência espiritual e material aos necessitados. Se pauta pela doutrina do amanhecer, pelo principio da reencarnação e a pluralidade dos mundos habitados.

A doutrina do amanhecer também conhecida como corrente indiana do espaço ou correntes brancas do oriente maior, é uma mistura de várias crenças como espiritismo, ufologia, umbanda, candomblé e catolicismo.

Bastante holística e sincrética essa doutrina contempla as teorias capelinas, lemurianas, atlantes e todas as crenças, lendas e rituais das civilizações antigas.

Inicialmente denominada União Espiritualista Cristã Seta Branca o Vale do Amanhecer foi fundado pela médium vidente sergipana Neiva Chaves Zelaya, que mais tarde passou a ser denominada Tia Neiva.

Tia Neiva vinha de uma família católica onde tinham padres e freiras. Viúva aos 21 anos e com quatro filhos foi comerciante e caminhoneira. Aos 33 anos começou sua peregrinação em igrejas, templos, terreiros e casas espíritas a procura de explicações para as visões que tinha.

Na cidade livre do núcleo populacional, encontrou num centro espírita a Senhora Mãe Neném que a conduziu para os caminhos do espiritismo. Em 1959 em Alexânia de Goiás as duas fundaram a União Espiritualista Cristã Seta Branca.

Mais tarde mudaram-se para Taguatinga e em novembro de 1969 chegaram aos arredores de Planaltina onde fundaram o Vale do Amanhecer.

O mentor espiritual da seita é o cacique inca denominado Pai Seta Branca, que usa um cocar enfeitado com plumas brancas e segura uma flecha. É considerado um espírito de luz que possui atributos divinos e teria sido São Francisco de Assis.

Pai Seta Branca é um equituman muito ligado a gênese humana e foi o primeiro a se manifestar dizendo ter uma grande missão na terra.

Para dar continuidade de sua a obra no plano terreno escolheu Tia Neiva, a quem teria ditado uma doutrina para preparar a humanidade para o terceiro milênio.

De acordo com essa doutrina todos os seres humanos descendem dos habitantes do planeta Capela. Esses imigrantes que vieram do espaço com a incumbência de colonizar a terra, eram quase imortais e traziam a cultura da sua pátria mãe.

Esses seres cósmicos aqui denominados equitumans e tumuchys, se estabeleceram inicialmente nas regiões andinas principalmente no lago Titicaca na Bolívia e dai se espalharam pela América do sul como Peru, Chile, México, Brasil e deram origem aos povos maias, olmecas, incas, astecas e os moais que habitaram a Ilha da Páscoa.

Semi divinos e meio imortais os equitumans manipulavam as energias do sol e da luz e por isso puderam construir as fortalezas incas, os templos Maias e as estátuas da Ilha da Páscoa.

Quase na mesma época outra leva de equitumans se estabeleceram

no outro lado do planeta e deram origem as civilizações grega, babilônica, hebréia, celta, indiana, ária e egípcia onde também deixaram as suas construções.

Foi sob a orientação do Pai seta branca, incorporado em alguns rituais que Tia Neiva, construiu o Vale do Amanhecer. Nessas ocasiões foi lhe revelado a cosmogonia e cosmologia que deu origem a doutrina, a organização da seita e de seus rituais.

Esses rituais são extremamente complexos e com grande numero de fieis devidamente paramentados a caráter em cada grau de elevação, palavras, gestos e movimentos preestabelecidos com canto ou ponto de chamada das entidades.

Suas principais cerimônias são elevação das espadas, consagração de centúria, classificação, nomes de ministros, cavaleiros, guias, missionários e iniciação nos Cargos de mestre, doutrinador e jaguar.

Com vestimentas coloridas, meio futuristas e mesmo medievais, se mesclam mulheres com túnicas e véus coloridos pendentes e o homens com capas, coletes, emblemas e faixas transversais indicativas dos seus graus de elevação num vai e vem que dão um colorido festivo as cerimônias e rituais.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 27/08/2017
Código do texto: T6096768
Classificação de conteúdo: seguro