HOTÉIS E MOTÉIS EM ARACAJU NA DÉCADA DE 80

HOTÉIS E MOTÉIS EM ARACAJU NA DÉCADA DE 80

Jacques Hotel- localizado no início da Rua Mariano Salmeron, Bairro Siqueira campos, o Jacques Hotel foi construído e administrado durante vários anos, pelo casal Senhor Benedito e dona Mabel. Um hotel bem localizado (na entrada da cidade de Aracaju). Jacques Hotel na década de 80 se destacava pela sua pela excelente hospitalidade. Até hoje o estabelecimento segue seu objetivo. O Hotel da Ilha, funcionava na cidade da Barra dos Coqueiro, era um hotel de categoria internacional. Lá se hospedava bastantes gringos, principalmente de procedência argentina. O hotel era comandado também pelo casal Benedito e dona Mabel. O gerente Senhor Lourenço tinha nacionalidade portuguesa e era um poliglota. O empreendimento trouxe um grande desenvolvimento econômico para Barra dos Coqueiros. Moradores da Barra até hoje se gabam em ter trabalhado naquele conceituado hotel. O empreendimento foi vendido e até hoje funciona no local, mas sem aquele esplendor de outrora.

HOTÉIS NO CENTRO DE ARACAJU

Na Rua Laranjeiras três hotéis existiam na década de 80. O hotel Brasília que tinha dona Rute como proprietária. Estabelecimento aconchegante e bastante arejado. O Hotel Brasília ainda funciona e segue sua meta de tratar cordialmente seus clientes. O Hotel Amado funciona desde 80.É um estabelecimento pequeno, porém aconchegante. Sua clientela é sadia e sua localização é excelente. Na esquina de Laranjeiras com Rua da Frente existiu o Hotel Tambaú de propriedade de Reginaldo Silva. O Tambaú teve uma vida efêmera.

Na Rua São Cristóvão existiram o Hotel Serigy e o Oásis. Dois hotéis de grandes envergaduras. O Serigy foi fechado e serviu tempos depois, para abrigar os moradores de rua- um projeto humanitário de iniciativa do pastor Daniel Fortes. O Serigy foi uma iniciativa arrojada do grupo Nascimento que, também ergueu o Nascimento Hotel na Praia de Atalaia. O Hotel Oásis fechou suas portas também. Na Rua de Geru tinham os hotéis Norte-Sul e o Sergipe Hotel eram dois pequenos hotéis que hospedavam pessoas que vinham das cidades interioranas,caixeiros-viajantes e empresários pequenos, representantes, corretores etc. Eram os chamados hóspedes vapt-vupt. Na esquina de Geru com Itabaianinha surgiu o espetacular Grande Hotel que só perdia em luxo no centro da cidade para o Hotel Palace. O Grande Hotel chegou a hospedar celebridades brasileiras. Hoje este empreendimento trabalha precariamente.

Existiam dois pequenos hotéis, em volta da Estação Rodoviária Luiz Garcia. O Hotel Madrid, tinha um andar, era todo pintado de verde. Na entrada do hotel havia uma lanchonete que os hóspedes até tomavam sua cerveja. Era um ambiente familiar. A frequência era boa devido sua proximidade com a Rodoviária Velha. O Casarão localizado na Rua de Capela com Divina Pastora,era um prédio antigo todo pintado de branco. Depois de um crime onde morreram dois policiais sergipanos, o povo ficou receoso de se hospedar e o jeito foi fechar. Hoje no prédio funciona uma galeria. Na área do mercado existiu o Hotel Ideal de propriedade de Adelson da Marcha. Hotel de luxo para o local.Hoje existe um hotel com outro nome. Na Rua Florentino Menezes funcionou por vários tempos, o Hotel Guanabara. Hoje o local é um grande bar e lá é um verdadeiro “ponto de encontro”.

Na Rua Santa Luzia com Estância existe até hoje o Hotel Jangadeiro. Na década de 80 era um estabelecimento comercial de grande porte para época. Lá havia um gerente boa-praça chamado Aderbal que era querido por todos os hóspedes

O Hotel Palace era o hotel mais charmoso e luxuoso da cidade. Localizado na Praça General Valadão, o hotel era o orgulho dos sergipanos. Celebridades nacionais e internacionais ali se hospedaram. Da praça General Valadão a população se reunia para ver e vibrar com seus ídolos. Inaugurado em 24 de junho de 1962, pelo governador Luiz Garcia, o Hotel Palace era composto por 71 apartamentos. Tinha como lema; “A chave do Seu Conforto” e era administrado pela Organização San Pedro. Hoje o Hotel Palace encontra-se abandonado pelo governo do estado. Trópico Hotel, de propriedade do arquiteto Rubens Chaves, era localizado na rua de Arauá com Itaporanga. O hotel era aconchegante e tinha uma grande clientela. No local do hotel, hoje funciona uma clínica.

HOTÉIS NA PRAIA DE ATALAIA VELHA

Atalaia Hotel um pequeno, mas confortável que até hoje resiste aos grandes conglomerados. O estabelecimento está localizado na avenida Beira-mar. Não é badalado, porém é sossegado e arejado. Beira Mar, inaugurado na década de 70, o hotel era o xodó dos turistas que se hospedavam na área praiana. Sua localização, em frente à Praia de Atalaia e os bons serviços prestados pelo hotel atraiam os hóspedes. Elineu, gerente por vários anos naquele estabelecimento comercial contribuiu muito para o desenvolvimento do Hotel. Hoje, o Beira Mar ainda existe e oferece bons serviços. Foi erguido pelo político e empresário Viana de Assis. Parque dos Coqueiros, obra construída pelo governo, o hotel era localizado numa grande área privilegiada do Bairro Atalaia e o mais luxuoso de Sergipe. Autoridades e artistas nacionais e internacionais se hospedaram naquele empreendimento. Tudo era de primeira qualidade no Hotel Parque dos Coqueiros. Tempos depois, o hotel Parque dos Coqueiros foi a falência e teve que ser leiloado para pagar suas dívidas Hotel das Dunas, outro empreendimento construído pelo governo que não foi para frente. Teve vida efêmera. Hotel de ótima localização e de uma imensa área na avenida Sarney (em frente à praia de Atalaia).

Surgiram na década de 80,e até hoje estão em atividades os hotéis Nascimento, Aracaju Praia Hotel, Celi Hotel e a Pousada Sol.

MOTÉIS

Na década de 80, os motéis engatinhavam em Aracaju. Eles iniciaram suas atividades na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Vejamos: Villagem Motéis, foi um dos pioneiros em nosso Estado. Localizado na estrada do Sobrado, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, continua sendo um dos melhores do Estado. Franceses Motel é outro estabelecimento de grande porte que está localizado na Palestina, em Nossa Senhora do Socorro. Le Chalet, localizado no Parque dos Faróis. É um Motel de grande envergadura. Motel Blue, localizado no Parque dos Faróis, no município de Nossa Senhora do Socorro é de pequeno porte, mas aconchegante. Além deles, ainda funcionam desde a década de 80, os motéis Eros e o Éden.

No final de 80, o empresário “Ventinha” ergueu vários motéis em bairros afastados de Aracaju. Por ele foram lançados os motéis na área do Ceasa, na Avenida Euclides e na Avenida Tancredo Neves. Assim como esses estabelecimentos, surgiram também em Aracaju, algumas pensões e pousadas camufladas que trabalham até hoje como verdadeiros motéis

*Um artigo que foi escrito em virtude do meu trabalho desenvolvido no setor de Diversões e Hotelaria da SSP-SE nos anos 80.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 26/08/2017
Código do texto: T6096088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.