Instinto e reflexo
Pavlov, Watson e Skinner são, por nós, considerados ícones do comportamento animal aprendido, denominado em psicologia como reflexo condicionado.
Ivan Petrovich Pavlov, 1849/1936 não foi propriamente um psicólogo, mas um fisiologista, Nobel de medicina em 1904, que entrou para a história e para a ciência por suas pesquisas e experiências sobre o comportamento animal.
John Broadus Watson, 1878/1958 Psicólogo, criador da teoria chamada Behaviorismo, afirma que não existe diferença entre a psicologia humana e animal e que são iguais os comportamentos observáveis principalmente sobre estímulos e reações.
Burrhus Frederic Skinner, 1904/1990 psicólogo comportamentalista influenciado por Pavlov e Watson, com a sua denominada caixa de Skinner, provou que os pombos, também, respondem satisfatoriamente a um estimulo através do reflexo condicionado.
Embora com outras denominações, mas milenarmente conhecida, é a partir de Pavlov que a teoria dos reflexos passa a formar duas correntes que se não completamente antagônicas certamente são, pelo menos, conflitantes entre si motivo pelo qual sua teoria e experimentos viriam, mais tarde, gerar um conflito de entendimento que persiste até hoje.
Esse conflito não é exatamente de mérito, ou seja, não se questiona a existência das duas formas de reflexos, mas se questiona a denominação, origem e a classificação deles.
Apesar de o entendimento corrente ser de que todas as manifestações e reações a estímulos sejam consideradas apenas reflexos, as teorias e comprovações desses ilustres comportamentalistas não deixam dúvidas de que o animal/homem reage a um estímulo de duas formas que Pavlov denomina de reflexo incondicionado e de reflexo condicionado.
Segundo Pavlov, os reflexos incondicionados são respostas fisiológicas e psicológicas natas e por isso, entendidas como manifestações instintivas. Já os reflexos condicionados são respostas aprendidas por treino ou repetição e por isso, denominadas reflexivas.
Como cada escola, estudioso ou profissional entendeu ou entende a teoria pavloviana de uma forma, se instalou uma polêmica que já não se restringe somente as denominações.
Hoje além dessas questões que carecem de maiores explicações, só se houve falar em reflexos, mas como não existe reação nem resposta sem uma causa, essa causa, obviamente, se denomina ação ou estímulo.
É exatamente para tentar conciliar, esses entendimentos, que elaboramos este texto, onde procuramos, dentro de um raciocínio lógico, descrever e dar exemplos, inclusive, apontando as principais diferenças, de um com relação ao outro, ao mesmo tempo em que emitimos o nosso parecer e a nossa interpretação sobre esses controversos prismas da psicologia.
Estribamos a nossa tese num aprofundamento maior nas teorias dos mestres citados, mas principalmente em Pavlov onde constatamos que embora ele não faça menção expressa ao instinto, como nós o entendemos, deixa claro que uma parte dos reflexos é nata e a outra é aprendida.
Concordamos com Pavlov e completamos que tanto as ações e estímulos quanto às reações e respostas partem de duas vertentes, a primeira denominada instinto e a segunda denominada reflexo.
Assim, na denominação, em vez de se usar reflexo para todas as reações, seria melhor denominar instinto para as ações e reações naturais e reflexo para estímulos e respostas aprendidas.
Na origem, entendemos que o instinto é nato e os reflexos são aprendidos. Na classificação, dizemos que todas as manifestações instintivas são incondicionadas e todos os reflexos são condicionados.
Para uma melhor compreensão da nossa proposição dividimos a teoria dos reflexos em oito perguntas. O que significa instinto, ação e reação. O que é reflexo, estímulo e resposta, e o que se entende por incondicionado e por condicionado.
No instinto estão todas as prerrogativas naturais como as ações e as reações que já nascemos com elas.
A ação é uma manifestação instintiva que vai provocar uma reação também instintiva natural de defesa, sobrevivência ou da perpetuação da espécie.
A reação abrange todas as respostas psicológicas e físicas provocadas por uma ação e tem origem no instinto.
Dizemos que os reflexos referem-se tanto a estímulos quanto a respostas aprendidas por treino ou repetição, isso porque o estimulo também pode ser aprendido, dai à expressão, reflexos condicionados.
Estímulos são todas as provocações que podem gerar tanto uma resposta aprendida quanto uma resposta natural.
Respostas são todas as manifestações psicológicas ou físicas provocadas por um estímulo artificial ou aprendido.
A expressão incondicionada quer dizer que não depende de condição alguma isto é, não há necessidade de aprendizado ou treino, ou seja, já se nasce sabendo. São incondicionadas todas as ações e reações naturais.
A expressão condicionada, quer dizer que exige ou sujeita a alguma condição, ou seja, um aprendizado ou habilidade adquirida. São condicionados, todos os estímulos e reações aprendidas por treino ou repetição.
Muito bem, e como sabemos ou como podemos diferenciar o que é instinto, ação e reação, reflexo, estímulo e resposta, condicionado e incondicionado.
Simples meu caro, no instinto estão todas as ações e reações animalescas que por serem intrínsecas ao homem não necessitam de aprendizado.
Dessa forma, o instinto através da ação da fome provoca uma reação pela busca do alimento, o cio ou puberdade provoca a reação pelo acasalamento, a ameaça provoca a reação pela defesa, as intempéries provocam a reação pela busca do abrigo e o cansaço provoca a reação pelo o ócio.
O ato de fechar os olhos diante de luz forte, a sensibilidade na planta dos pés e até o desmaio são manifestações do instinto de defesa agindo em favor da preservação e da sobrevivência.
Reflexo quer dizer um aprendizado e abrange tudo o que é aprendido como os estímulos e as suas respostas.
O estimulo pode ser artificial ou aprendido é artificial quando é provocado pela visualização de imagens físicas ou mentais que alteram o nosso comportamento ou como, por exemplo, ver uma cena chocante, cutucar ou fazer cócegas em alguém.
Os estímulos aprendidos são necessidades criadas por apelos a emoção como, por exemplo, o desejo de andar de bicicleta, dirigir um carro, digitar, ou qualquer outro malabarismo que necessite de treino ou repetição.
Por sua vez, as respostas a um estímulo artificial são sempre respostas naturais e, portanto incondicionadas. Já as respostas provocadas por um estimulo aprendido serão sempre respostas aprendidas e, portanto condicionadas.
Para encerrar, podemos dizer que todas as ações e reações, tanto físicas quanto psicológicas, como sentir frio e procurar um abrigo têm origem no instinto que é natural e por isso são incondicionadas.
Todos os estímulos e respostas, tanto físicas quanto psicológicas como a vontade de tocar um violão e aprender a tirar o melhor som do instrumento tem origem no reflexo e por exigir um aprendizado são condicionados.