O SILENCIO DA ALMA
PALAVRAS DE VIDA
Pastor Serafim Isidoro.
O SILENCIO DA ALMA
“Somente em Deus espera silenciosa a minha alma...”
Sensibilidade é atributo importante na natureza, nos animais e nos seres humanos. Quando jovem tive um cachorro – o “Lord” – que me ocasionou entender o quanto o silencio é precioso. Os animais são altamente sensíveis ao barulho e ao tumulto. Os fogos e a urgia das festas ferem os ouvidos deles ao ponto de uivarem de dor.
No ser humano as crianças tem alta sensibilidade, assim como alta percepção do ambiente em que vivem. Quis a natureza que nos dois extremos da vida a sensibilidade ficasse aguçada; os velhos ou idosos, a terceira idade ou melhor idade, tem também alta sensibilidade.
A vida moderna desse nosso século é tumultuada, agitada, premente. O desenvolvimento tecnológico lançou a humanidade em um desabalado e vertiginoso progresso que exige rapidez das ações e que atinge a movimentação de nossa vida diária. Algumas religiões outrora cultuavam a meditação como disciplina do espírito. Surpreendeu-me, algures, ao conversar com adepto de uma dessas práticas, que me disse levantar diariamente às cinco horas da manhã e ficar em meditação até às sete horas... – Fato difícil para a maioria das pessoas. Silencio e contemplação estão hoje escassos.
Lembro-me de que visitando determinada igreja evangélica percebi em local claramente visível uma placa com os dizeres : ” Silencio e oração”. Isto há uns vinte ou trinta anos passados, antes da introdução nos cultos de instrumentos e ritmos estridentes que agitam o psiquismo dos participantes. - Hoje não mais existe ali aquela placa.
O silencio faz bem a alma. O tumulto as altas vozes e o brado das “galeras”, seja nos palcos, nos estádios ou nas ruas, nunca foram tão destacados como na época atual. A excitação destrói a paz. A inquietude afeta o espírito. Nos filmes atuais o estrondo é a tônica. As armas e o crime – morticídio – são o enredo alucinante que promove o abarrotamento das bilheterias.
Deus está fora de cogitação na maioria das pessoas desta geração. No termo DEUS intuímos o silencio, a paz, as virtudes que já caíram de moda na sociedade hodierna.
“Fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor...” – Salmos, 31.24.
Só Jesus!
______________________________
O Pr. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
Serafimisidoro4@gmail.com
No Google: serafim Isidoro textos