Convivendo com a depressão
Que a depressão é uma doença todo mundo já sabe. Mas o que muitos não sabem é como reconhecer os sintomas. Para muitas pessoas, estar depressivo é querer ficar em uma cama, em um quarto escuro. No entanto, existem outras formas de depressão que tendem para a agressividade ou nível extremo de impulsividade.
Esses últimos sintomas estão bem associados ao jovens e adolescentes, por isto, é muito importante que a família saiba reconhecer o que é uma fase difícil do adolescente, por exemplo, e o que é um comportamento agressivo e impulsivo.
Tentar tirar uma pessoa da depressão "à força" não ajudará em nada.
O depressivo precisa sentir que é amado. Precisa sentir o apoio da sua família, saber que ela estará ali ao seu lado.
Evite dar soluções prontas, tais como: "Você tem que sair dessa."
Evite frases do tipo: " Isso é coisa da sua cabeça."
Depressão é doença e tem tratamento. No caso, das mulheres especificamente, muitas vezes o que elas mais precisam é de um abraço do companheiro, ou dos filhos, ou dos pais, enfim, das pessoas que convivem com elas.
Os homens, por sua vez, precisam saber que são compreendidos e não cobrados.
Se a pessoa já está em depressão, a cobrança só fará com que ela fique mais tempo no seu isolamento, pois sente-se sem valor, triste, dolorida, incapaz, em outras palavras, sem forças nem para si mesma. Na verdade, ela é capaz, dentro de si há luz e há muita força, mas ela precisa enxergar isso. Essa pessoa precisa sentir-se amada pelo que é e não pelo que pode oferecer.
Infelizmente, é na família onde se ouve boa parte das palavras indevidas, porque as pessoas, em sua maioria, pensam que pode falar o que bem entendem e acabam por machucar ainda mais quem já está sofrendo.
Segundo a OMS, a taxa de suicídios vem crescendo mais e mais. E a depressão é uma das maiores causadoras. Entre os jovens, a desilusão amorosa e a sensação de irreversibilidade da morte são fortes contribuintes. Se alguém da sua família está depressivo e sem que faça tratamento, diz que está bem, tenha cuidado. Na verdade, essa pessoa pode já ter decidido se matar e, portanto, já está resolvido.
E, se alguém fala que vai se matar, não ignore! Esse pode ser o último grito de socorro antes que o faça de fato.
Lembre-se de que um dos melhores remédios para depressão é o amor, e quem ama, ouve, compreende, tem paciência, ajuda, apoia, ama...