Curiosidades sobre o Morro da Lorena em Rio Branco do Sul Paraná
O morro da Lorena está localizado na cidade de Rio Branco do Sul no estado do Paraná ele possui em torno de 1280 metros de altura, sua vegetação é formada por vários tipos de capins rasteiros, rochas de diferentes formas e algumas árvores pequenas. O morro é habitado por diferentes tipos de insetos, pássaros e gado de corte.
Não existem muitas informações concretas sobre esse morro, nem mesmo o porquê do nome “Lorena”, mas o pouco que se sabe atrai diferentes tipos de turistas para a região. O Mistério começa com uma Cruz exposta na parte mais alta do morro, ninguém sabe ao certo quem a colocou lá, mas moradores antigos da região afirmam que a cruz sempre esteve lá, também confirmam que há tempos atrás muitas pessoas se reuniam no alto da montanha para celebrar a missa e para fazer a “mesada de anjo” que é uma tradição católica. Conta-se que eram grandes as festas celebradas no topo da montanha, seguida de muita comida e fogos de artifícios que iluminavam o céu em noites escuras e frias. Muitos fiéis subiam caminhando até o topo da montanha, outros a cavalo objetivando pagar as promessas feitas a Deus e para agradecê-lo pelas bênçãos recebidas. De acordo com as informações de pessoas mais antigas na região, vinham gentes de toda a redondeza e até mesmo de outros estados para poderem participar desta celebração.
Com o passar do tempo foi acabando as festas realizadas no topo da montanha, para muitos ficaram a lembrança na memória, sem nenhum registro escrito. Pra outros surgiram teorias e lendas em torno do morro, uma delas é que embaixo existe uma igreja de ouro, e a cruz no topo dele é pra marcar o local do tesouro. Muitos em busca de aventura escalam essa montanha para apreciar a paisagem maravilhosa vista lá do alto, para avistar os saltadores de parapente que saltam da cordilheira e isso pode ser visto a olho nu, outros caminham para o topo a fim de se deliciar com o mistério que envolve o morro da Lorena.
**********************************************************
• Este trabalho foi realizado com a equipe da escola Nilce Faria Elias de Rio Branco do Sul, que foi a campo pesquisar sobre os pontos turísticos da cidade a fim de conhecê-los e divulga-los entre os alunos e na comunidade, destacando as belezas da cidade em maquetes. O morro da Lorena foi o ponto abordados pelos alunos do 2º da professora Doraci.
Referência: Baseado em contos populares e moradores antigos da região de Rio Branco do Sul Paraná.
Narrado por: Francisco Carlos da Silva Caetano