No campo de Batalha.

É importantíssimo para qualquer soldado que está em campo de batalha, o prévio conhecimento  do inimigo que está sendo combatido. O conhecimento e a  informação traz poder para o combatente, quanto mais informação ele obter mais positividades ele terá de vitória.

   Vamos imaginar um conflito, de um lado colocaremos  um poderoso exército com um grande número de soldados e de armamentos, já do outro lado, vamos colocar um exército oponente não tão numeroso e com menos recursos bélicos, porém, esse exército menor é liderado por pessoas que têm um conhecimento muito grande em batalhas e que também conhece a fundo as estratégias do seu oponente mais forte, já o seu oponente é liderado por pessoas de pouca experiência e que confiam plenamente no  poder bélico e no número elevado de soldados, achando que com isso a guerra está garantida. Confiantes na vitória sobre o inimigo eles partem para batalha em campo aberto, sem a menor preocupação, sem a elaboração de estratégias, o oponente em menor número some de repente, não se vê mais soldados no campo de batalha, todos se esconderam.

O comandante do exército maior diz:

" Eu não falei que venceríamos fácil, somos poderosos, e em maior número, aqueles medrosos fugiram, vamos atrás deles, vamos massacrar com todos eles." E assim fazem, saem confiantes de que já venceram, no entanto, em determinada parte do caminho, quando o exército está passando por um vale, vem a emboscada. O exército inimigo, de cima do vale, com visão privilegiada, massacrar impiedosamente o seu oponente, sem chance alguma de defesa o exército maior tomba perante o seu fraco oponente.

  Um bom exemplo de exército que era poderoso, não pelo número de soldados, mas pelas estratégias bem elaboradas de seu comandante era o exército de Alexandre Magno, mais conhecido como Alexandre o Grande.

   Alexandre Magno nasceu em 356 a.C ele era filho de Felipe ||, ele sucedeu o pai no trono quando tinha apenas vinte anos de idade. Ele passou a maior parte de seus anos no poder em uma série de campanhas militares sem precedentes através da Ásia e nordeste da África. Até os trinta anos ele havia criado um dos maiores impérios do mundo antigo, que se estendia da Grécia para o Egito e ao noroeste da Índia. Morreu invicto em batalhas e é considerado um dos comandantes mais bem sucedidos da história. Ele é um claro exemplo de que uma guerra não se vence somente com soldados e armas, mas é preciso boas e eficazes estratégias.

  Outro bom exemplo é o de Gideão, que venceu um forte exército com apenas trezentos homens.Gideão seguindo um ousado plano e indo a batalha contra uma grande multidão com apenas 300 homens, armados com..................... buzinas, tochas e cântaros, finalmente derrotou esse grande exército. Agora, se alguém perguntar por que ele decidiu lutar com os Midianitas de tais maneiras, a resposta óbvia é porque Deus disse a Ele. Na verdade, como nós podemos nos lembrar foi Deus que disse que ele libertaria Israel. Foi Deus também que disse para ajuntar Israel para a batalha e foi Ele Quem dá multidão de Israelitas escolheu apenas 300 homens para a batalha. Foi Ele também que disse a Gideão para seguir o plano que foi seguido naquela noite. O resultado foi uma tremenda vitória para os Israelitas. Como o texto diz: “SENHOR tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu para Zererá, até Bete-Sita, até aos limites de Abel-Meolá, acima de Tabate”.

 O motivo que me levou a falar de exércitos e guerras é porque nós vivemos numa constante guerra, todos os dias, eu sei que muitos vão discordar do que estou falando, mas a grande verdade é que vivemos em batalhas, todos os dias das nossas vidas. Da primeira hora da manhã a última, existe um inimigo que quer nos derrotar a todo custo, um inimigo ousado, destemido, que usa de paciência para nos estudar, para ver qual é a nossa fraqueza, e quando descobre o nosso ponto fraco ele prepara uma estratégia de ataques que se não atentarmos, certamente que seremos derrubados por esse inimigo.

  Não adianta dizer que somos invencíveis, que o nosso exército é melhor,  que o nosso general nunca perdeu uma batalha, nada disso vai adiantar, ficar apenas tagarelando, não fará de nós vitoriosos, a diferença de vencer ou perder é justamente saber ouvir e obedecer às ordens que Deus nos dá no momento em que estamos em guerra. Existem por aí inúmeros casos de grandes homens de Deus que caíram, e muitos se perguntam como é possível tal coisa, fica muito claro que qualquer pessoa que subestimar o inimigo e parte para a batalha contra ele sem nenhum preparo prévio, sem ao menos conhecer as estratégias usadas pelo oponente, irá perder com certeza, gritos e número de soldados não vencem batalhas, o que vence as batalhas é a obediência , a organização, o conhecimento do inimigo, e uma boa estratégia, essa é a receita, não minha, mas Bíblica, basta você ler as inúmeras batalhas descritas no livro de Josué e muitos outros textos Bíblicos, Davi é um exemplo áureo de comandante que sempre pedia ajuda a Deus antes de sair para uma guerra.

  Hoje nós vemos líderes e liderados cometendo erros absurdos, ensinando coisas desnecessárias, que não fará do povo fortes combatentes, mas falsos combatentes. líder fraco, exército fraco, o povo reflete o que seu líder é,  batalhas são travadas a todo instante, os que estiverem mais preparados prevaleceram, muitas das vezes o povo fica cego, e não consegue enxergar que o seu líder não está preparado para lutar e nem comandar. Esse problema afeta inúmeras igrejas, de diversas denominações, a politicagem e o dinheiro falam mais alto, e acaba por colocar na liderança pessoas sem preparo algum.

     Josué antes de assumir o comando do povo, teve uma escola com Moisés, foram anos e anos de aprendizado e dedicação, para depois assumir o comando daquele povo. Hoje vemos que esses bons exemplos foram esquecidos, basta apenas ter um bom diploma, que também não significa nada, e ter influência e um dízimo gordo, basta isso para assumir uma liderança em alguns lugares por aí. Não é dessa forma que venceremos nossas batalhas, eu me alegro por ter um líder de verdade na igreja onde estou, um líder que não tem medo de dizer a verdade, que prepara seus liderados, que os ensina como usar a espada e o escudo.

    Pessoas assim precisam de nossa ajuda, são pérolas de Deus na terra, eles precisam de nosso apoio e das nossas orações, do nosso ombro amigo, juntos venceremos. Com preparo e com Jesus a frente, a vitória certamente vai ser nossa.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 06/06/2017
Código do texto: T6019715
Classificação de conteúdo: seguro