"DISTORÇÕES DA DELAÇÃO PREMIADA"......

Distorções da Delação Premiada

Ninguém em sã consciência pode contestar os benefícios da Delação Premiada no sistema jurídico brasileiro. Se não fosse por ela ninguém saberia de nada sobre toda esta podridão que tomou conta do país. Entretanto, existe algumas distorções na forma como são concedidas as benesses aos delatores que, de uma maneira clara, precisam de ajustes. Quando os vídeos vêm à público, alguns delatores, co-autores do crime, acham que estão cumprindo o seu dever e assim, quites com a Justiça. Demonstram certa naturalidade e passam a sensação de que o crime compensa. Vão para casa, muitas delas, inclusive, verdadeiras mansões, adquiridas com o fruto dos crimes cometidos, para cumprirem prisões domiciliares, monitorados apenas por tornozeleiras eletrônicas. Entendemos, que todos, indistintamente, mesmo que tenham suas penas atenuadas, deveriam sofrer rigorosas multas, “com todos os seus bens confiscados” e monitorados para o resto de suas vidas, para não poderem gastar o dinheiro escondido, aqui e no exterior. Enfim, a liberdade em si, já seria uma premiação pela sua Delação.

Entretanto, em alguns casos especiais, a cadeia deveria ser diretamente proporcional ao tamanho dos crimes cometidos, em regime fechado por pelo menos algum tempo.

Insisto, a melhor coisa que poderia ter acontecido no ordenamento jurídico brasileiro foi, exatamente, a instituição plena da Delação Premiada. E, para aqueles que discordam ou apresentem qualquer contraponto a isto, que tal estes belíssimos versos da inesquecível música de Gonzaguinha: “É”

É

A gente não tem cara de panaca

A gente não tem jeito de babaca

A gente não está com a bunda exposta na janela pra passarem a mão nela

É

A gente quer viver pleno direito

A gente quer é ter todo respeito

A gente quer viver uma nação

A gente quer ser um cidadão

É...