EaD Educação à Distância - a ferramenta da internet na dose certa
NA DOSE CERTA
*Texto usado pelo autor inicialmente como atividade da disciplina de Introdução a Educação à Distância do curso de Letras Inglês EaD, UFPI.
Diz um ditado popular que “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”. Essa afirmativa é válida não só para os fármacos, mas para muitas coisas na vida. Questionado sobre as vantagens e desvantagens da internet, minha primeira resposta seria esta.
Sabemos da importância da internet em nossas vidas nos dias atuais. Em um mundo globalizado e dominado pela tecnologia da informação, ficar fora desse “mundo virtual” é estar seriamente ameaçado de excluir-se das conquistas e vantagens que a cultura informacional nos proporciona. O progresso na tecnologia da informação é o responsável pelos avanços sociais dos últimos anos. Basta pensarmos na primavera árabe em que a internet contribuiu para que os povos dos países árabes se unissem em torno de um ideal comum.
Podemos citar o uso da internet para aproximar as pessoas por meio da comunicação rápida, eficiente e em tempo real. As compras on-line, o acesso à bibliotecas virtuais, fonte de pesquisa e de estudos, principalmente com o advento da EaD, etc.
São muitas as vantagens que a internet nos proporciona, mas, como a diferença está na dose, a internet pode ser algo tão prejudicial ao ponto de “envenenar” a sociedade. Basta observarmos a quantidade de informações inúteis e as inverdades divulgadas incessantemente nas redes sociais e blogs disfarçados de portais de notícias. Basta observar as fraudes e golpes, a invasão aos dados por meio dos hackers, a exposição exacerbada, o aliciamento de menores, pedofilia, etc.
Cabe ao usuário, saber utilizar esta importante ferramenta da qual seu uso é quase indispensável nos dias atuais. Relacionado à Educação a Distância, modalidade na qual este curso é realizado, cabe a nós, alunos, sabermos utilizar a internet como fonte de conhecimento por meio de pesquisas, leitura, acesso à informação para que possamos construir o nosso próprio pensamento autocrítico do mundo ao qual estamos inseridos e da nossa responsabilidade pelo nosso “saber” e não utilizar a web como um ser alienado, desatento e dominado pelos vícios e o “veneno”, lado maléfico, que a mesma possui. Vale ressaltar a necessidade discernimento e maturidade na utilização da internet. A EaD abre portas, mas algumas são armadilhes. Atentai bem para fazer boas escolhas e bom uso dessa metodologia de ensino-aprendizagem.