Língua Portuguesa - pátria lusófona

Pátria lusófona

*Texto criado, originalmente, para uma atividade da disciplina de Introdução à Linguística, do curso de Letras Inglês EaD, da UFPI. Posteriormente publicado no Recanto das Letras pelo referido autor.

Por mais diversas que sejam as populações do planeta, as diferenças entre raças, povos e nações, os habitantes desse planeta azul tem em comum o uso da língua como meio de comunicação. Lógico, cada região, influenciada por diversos fatores, adota esse ou aquele idioma, ou mais de um, ou suas variantes, etc. O certo é que as línguas “separam” e aproximam nações e povos, dependendo do contexto. Daí o fato dos estudos de línguas, seja nativa ou estrangeira, serem de fundamental importância no mundo globalizado em que vivemos e até mesmo para podermos conhecer melhor o outro e que às vezes achamos ser diferentes e na verdade são tão próximos, já que o mundo globalizado também entende-se por aldeia global.

Estudar um idioma estrangeiro contribui para quebrar o estigma do etnocentrismo. Imagine quando analisamos países que, mesmo distantes geograficamente, possuem em comum uma mesma língua, ou variantes destas oriundas.

É o caso dos países lusófonos. Países e regiões tão distantes uns dos outros (Europa, América, África, Ásia e Oceania) mas que possuem um aspecto quase que de “irmandade” cultural e linguística no fato de possuírem o português como língua. A língua portuguesa proporciona uma sensação de aproximação e pertencimento a um mesmo grupo.

Quando Fernando Pessoa afirma em um dos seus poemas, que “A pátria portuguesa é a sua língua” está tentando traduzir uma sensação de patriotismo aos povos dos países lusófonos como se os mesmos pertencessem a um grande reino, o reino da língua portuguesa. Talvez seria similar ao imperialismo das línguas europeias causada por anos de domínio em séculos passados, mas, esquecendo as mágoas do passado, cada país e povo com sua soberania, a lusofonia nos une, nos aproxima, e nos trás uma sensação de pertencimento a uma mesma pátria.

ANTONIO JOSÉ SALES
Enviado por ANTONIO JOSÉ SALES em 21/05/2017
Código do texto: T6004942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.