Faculdade Social da Bahia realiza aula inaugural para o ano 2007.2
A Faculdade Social da Bahia abriu oficialmente o ano letivo 2007.2 nesta quarta-feira, dia 08, com aula inaugural proferida pela Profª. Drª Dora Leal Rosa, diretora da FAPESB.
O evento teve início às 18:40 horas no teatro do ISBA e contou com a presença dos professores e aluno da instituição, bem como de funcionários e demais interessados.
Foi encenada a peça “As desgraças de uma criança” (comédia inspirada em texto de Martins Pena), dirigida pelo Professor Celso Junior com atores do curso de Artes Cênicas da FSBA, única instituição privada da Bahia que mantém um curso superior nessa área. Pelos aplausos efusivos da platéia, presume-se que a encenação agradou ao público presente. Vale informar que o curso teve nota 4 no ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes na última avaliação.
Em seguida a mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pela Irmã Maria Alice Teixeira, Professor Antônio Alberto Freitas (vice-diretor geral da FSBA), Professor Giorgio Borghi (Vice-Diretor Acadêmico da FSBA) e pela Professora Dora Leal Rosa (Diretora da FAPESB).
A mesa diretora saudou aos presentes, deu boas vidas aos calouros e o Professor Antônio Freitas discorreu sobre a importância da instalação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FSBA), que visa o desenvolvimento da pesquisa científica para os próximos cinco anos e da parceria firmada entre a Faculdade Social e as instituições UFBA e UNEB, dentro das normas exigidas pelo CNPQ para incentivo e fomento à pesquisa.
O professor Giorgio Borghi apresentou os catorze projetos de pesquisa de alunos da FSBA que foram aprovados no primeiro ano de vigência do programa.
Em seguida Dora Leal proferiu a aula inaugural com o tema A pesquisa como dimensão do ensino superior, enfatizando a importância da instalação do PIBIC para a Faculdade Social e para a sociedade acadêmica como um todo, discorrendo sobre o Programa e sobre a FAPESB, com o objetivo de tornar transparente o acesso de novos projetos a financiamentos patrocinados por aquela instituição de pesquisa.
Dora Leal apresentou dados estatísticos do Inep, do MEC e de outras fontes que indicam que a Bahia e o Brasil ainda estão longe de se tornarem sociedades com alta produção de artigos científicos que aumentaria a competitividade no mercado. Ainda segundo a professora isso pode representar um reflexo tanto da falta de fomento da pesquisa quanto da rejeição de financiamentos por parte das instituições patrocinadoras, devido à baixa qualidade técnica dos projetos apresentados.
Segundo ela, o trabalho em conjunto das instituições de ensino superior com as instituições que financiam a pesquisa vem justamente preencher esta lacuna, que tornará nosso país mais competitivo e capaz de atrair investimentos que demandem conhecimento científico, “que compreende a produção de conhecimento novo, o que é fundamental”, frisou. Finalizando, Dora informou que existem três projetos de estudantes da FSBA aprovados pela Fapesb, mesmo antes de a faculdade firmar convênio com aquela instituição.
Ao final da palestra foi aberta pauta para perguntas e discussões com a platéia e no encerramento do evento, às 21:30 horas, foi entoado o Hino Nacional.
Contato da Profª. Dora Leal: dora@fapesb.ba.gov.br
Foto: Professora Dora Leal Rosa (Divulgação)