Para acreditar em Lula, o brasileiro é de fato ingênuo!

Hoje lembrei-me de Suassuna, aquele que nada tinha de indo-Europeu, mas era um Ariano! Em sua obra mais célebre, Suassuna pediu a interseção dos esses pobres, porque eles não dispõem de ninguém que lhes prestem auxílio!

“É preciso levar em conta a pobre e triste condição do homem. Os homens começam com medo, coitados; e terminam por fazer o que não presta, quase sem querer. É medo! Medo de muitas coisas; do sofrimento, da solidão; e no fundo de tudo, medo da morte! ”

Via de regra o desafortunado, luta para viver desde criança; passa sem sentir pela infância, acostumado a pouco pão e muito suor; e sempre pendido a Deus, pelo conforto daquela angústia. A mesma agonia que lhe impõe, sempre, a derrota e a humilhação.

A súplica do desventurado brasileiro, infeliz de essência; e como dizem lá pelas bandas do Norte: triste de pai, mãe e parteira; dura até o dia em que a sua esperança volte a florescer, como se fosse uma planta que é regada apenas de sonhos!

Essa brava gente, cujo o único orgulho é a humildade e a fé; que viveu por séculos a base da esmola abençoada; e que permanece acreditando na melhor mentira contada, não merece o fardo disso que você chama de sorte, e que eu chamo de azar...

Enquanto na sua casa vai comida enriquece o lixo, e a sua plantinha morre afogada; milhares de brasileiros morrem de fome e sede; e mesmo que alguém se comova com a notícia, nada faz, porque afinal de contas, de quem é esse problema?

Oh Deus! Não perdoe o pobre coitado que de joelhos rezou um bocado, porque ele só quis e quer ser menos infeliz! O culpado disso tudo sou eu, o povo; que escreve e nada faz; que elege como líder o pior dentre os piores no panteão da infelicidade; e ainda acredita que toda a maldade adimplida faz parte de um curativo que nos guiará até o triunfo!

Eu sou covarde, porque falo mais do que ajo; e por isso, suplico ao G.:A.:D.:U.: que nunca descontinue a sapiência desses inditosos do bem, porque como se já disse Euclides da Cunha, do sertanejo; o brasileiro é antes de tudo, um forte; entretanto, é o homem permanentemente fatigado...

Se eu pudesse, trocava 10 anos de minha vida por água no Nordeste; só para ver o Brasil menos humilhado; e o povo da minha terra, com razão de sobra para se orgulhar ainda mais de ser brasileiro!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 07/05/2017
Código do texto: T5992351
Classificação de conteúdo: seguro