CORREIOS FALIU

CORREIOS – MANDOU, NÃO CHEGOU!

Meu primeiro e-mail eu criei em 1994 numa plataforma extinta da IBM; e dois anos depois, com a chegada do BOL, UOL e da extinta AOL, que poria em gratuidade o serviço de entrega de cartas virtuais, pensei: ou os Correios se reinventam, ou vai a pique! Não deu outra!

A empresa pública de capital fechado, sempre foi uma vaca leiteira! Funcionando praticamente desde o Século XVII, passou a operar no modelo atual em 1969. Atualmente conta com uma estrutura de pouco menos de 130 mil empregados; e pelo menos na contabilidade, um acúmulo de prejuízo chegando a casa dos 2,1 Bilhões de Reais. Ano após ano, gestão miserável após gestão funesta, a vaquinha leiteira amarela está sendo sugada por inúmeros fatores, começando pelo Governo, passando por gestão criminosa, passando pelo péssimo serviço e chegando ao completo descrédito do cliente; ou seja: está tudo ruim, desde a madrasta má, até o funcionário desacreditado!

Até pouco tempo, mandar algo pelos Correios era sinônimo de chegar; e chegar no prazo. Depois o prazo foi ficando com um mero detalhe, até chegar em dias atuais onde não chegar é tão comum, que quando perguntado uma explicação ao funcionário, ele diz em cara jocosa: ah, meu amigo! Isso é normal!

A constituição federal do Brasil prevê a exclusividade da união sobre a entrega de correspondências de interesse específico do destinatário. No Brasil esse serviço reservado só pode ser prestado, exclusivamente, pelo operador encarregado pela sua universalização (os Correios), como forma de FINANCIAR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DEFICITÁRIOS AOS CIDADÃOS, vide Decreto-Lei nº 509/69, ratificado pela Lei nº 6.538/78.

Então se traduz que essa mera porcaria que aí está, embasada de forma legal, diz que serve para abonar a prestação dos serviços ruins à nós? Se quem paga para melhorar é pior do que o pior, então o que poderia ser pior do que os Correios? – Me faz lembrar meu amigo Ulisses, que dizia: “pior seria, se pior fosse!”

Muitos irão dizer que, se os Correios extinguir, falir, quebrar ou sumir; centenas de cidades brasileiras ficarão sem bancos! Como muitas cidades pequenas do Brasil não têm agência bancária, o Correios é quem executa essa tarefa, fazendo pagamento de aposentados, recebendo o pagamento de contas, enfim: servindo como preposto bancário, pois no modelo atual, também abre e movimenta conta corrente para o Banco do Brasil!

A gestão atual, para tentar sair da crise, lançou em caráter tímido e teatral, um serviço de operadora de telefonia. A maioria dos brasileiros sequer ficaram sabendo, mas o Correios hoje também é concorrente da TIM, Vivo, Claro e da Oi. Algumas cidades paulistas já testam o modelo de serviço de envio de dados e voz da nova operadora de telefonia que nem fez propaganda. Para se ter uma ideia do desastre mais novo da empresa, se você quiser saber onde ele está funcionando, precisa ir numa agência para se informar. Pela internet, a empresa não divulga...!

Está cada vez mais provado que o Governo não pode ter empresa sob o seu controle! Alguém lembra da Vale do Rio Doce? Depois do Governo, virou Vale e passou a dar lucro! Acho que cada vez mais me faz crer que já passou da hora da Petrobras e do Correios; ou então, ambas irão virar sucata, sem nenhum, valor nas mãos dessa gente má intencionada que possui o poder inverso ao de Midas!

A figura do carteiro já foi sinônimo de confiança; e as últimas gestões trataram de pô-los numa situação vexatória; e em alguns casos, que se cria uma expectativa de apenas o serviço executado como deveria, e que não é; muita gente já está dizendo que “Ruim com eles, melhor sem eles...”.

Ou os funcionários reagem de modo enérgico, talvez nesse momento único em toda a história da empresa, ou veremos um futuro ainda mais desgraçado para todos eles, porque o serviço em si, ele nunca deixará de existir: vide UPS e Fedex...!

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 21/04/2017
Código do texto: T5977087
Classificação de conteúdo: seguro