Sobre a visão apocalyptica do filme: "O Livro de Eli" (Drama - 2010)
"O Livro de Eli"
É um filme Hollywoodyano futurista, que retrata um cenário catastrófico para a humanidade pós-colapso mundial.
O longa mostra o planeta Terra trinta anos após a última grande guerra, um cenário aterrorizante, sem governos, dominado pela tirania. Isso pelos poucos humanos que sobreviveram ao fim do conflito mundial.
Em uma das cenas, a personagem co-adjuvante faz uma das questões mais pungentes e instigantes ao protagonista (Eli): "Como era a vida das pessoas antes da grande explosão?"
Eli responde: "Naquela época, as pessoas não davam valor a muitas coisas que hoje nos faz falta devido a escassez, como por exemplo, a água."
Eli (Denzel Washington) é um guerreiro solitário que caminha por horizontes arruinados, dando esperança para os que restaram. Apenas um outro homem compreende o Poder de um livro que Eli carrega, e está determinado a se apoderar dele. Apesar de Eli preferir a paz, ele arriscará a sua vida para proteger a sua carga preciosa, pois precisa cumprir o seu destino de ajudar a restaurar a humanidade.
Muito reflexivo e com grande visão de mundo teve o diretor do filme, em vista do que está se passando com a humanidade, hoje. O mundo caminha diretamente para um futuro muito semelhante e catastrófico ao retratado em: "O Livro de Eli."