o homem tentando a satanás (17)

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

( TENTAÇÃO - 17 - CONTINUAÇÃO )

O HOMEM TENTANDO O DIABO

O Apocalipse chega a mencionar uma guerra em tais regiões, quando finalmente Satanás e seus anjos dali serão expulsos pelo Arcanjo Miguel e seus anjos - Ap.12:7-12. Desde criança, neste Brasil, somos influenciados por uma doutrina que dificulta a verdadeira e bíblica interpretação desse mundo oculto do Diabo e de suas hostes. Somos influenciados através de figuras, quadros e obras de arte que mostram o aquele ser no inferno, no meio do fogo, entre chamas, com chifres e pés de animal...

Nada é mais falso do que isso. Se examinarmos as Escrituras bíblicas do Velho e do Novo Testamento, chegaremos à conclusão de que é irreal a figura de chifres - ele é figurado por dragão, serpente, e não por animal de patas fendidas, de casco e de pelo.

Tal imagem distorcida dificulta o entendimento da personalidade do querubim que, apesar de destituído e derrotado por algumas vezes, ainda comparece à presença de Deus e que presentemente atua nas Regiões Celestiais (EPOURANIOS) regiões estas onde reúnem-se autoridades do exército celestial e onde são decididas, deliberadas, as ações e os destinos de seres humanos os mais importantes. Ele é o príncipe deste mundo (apesar de haver sido expulso e estar em outra região - Jo. 12:31 - Ef. 2:2). É o chefe das autoridades (potestades - EXOUSIAN) do ar - Ef. 2:2 - o deus deste século - II Co. 4:4... - Sua obra rodeia a terra - Jó 1:7.

Durante a dispensação global do plano de Deus, Satanás será sete vezes destituído ou expulso:

1) - Da Terra para o Espaço = Ez. 28:16 - Gn. 1:1 Na dispensação dos anjos ele dominava a terra, o Éden, jardim de Deus. A Terra Original foi destruída e ele foi lançado ao espaço.

2 ) - Do Espaço para a Terra - Gn. 1:2 - Quando a Terra foi RECRIADA por Deus, que a entregou ao homem. Satanás veio para a Terra e usou a forma da serpente tentadora - Gn.3:1.

3) - Da Terra para o Espaço - Jo. 12:31 - Quando o Senhor Jesus o julgou e o EXPULSOU, consumada a obra redentora do Calvário que também tirou das mãos dele as chaves (autoridade) do HADES e da MORTE. Tornou-se ele o príncipe das potestades (EXOUSIAN - autoridades) do ar - Ef. 2:2, o deus deste século para os que perecem - II Co. 4:4 - O acusador dos que creem - Ap. 2:12.

4) - Do Espaço para a Terra - No período da Tribulação -

Ap. 12:7-9, após uma batalha com o Arcanjo Miguel e seus anjos - (Faz-se necessário esclarecer mais uma vez, que os acontecimentos do capítulo doze do Apocalípse, bem como todos os demais, com exceção apenas dos três primeiros capítulos, são fatos de acontecimentos FUTUROS: - O Apocalípse NÃO relata história, passado; somente eventos que ainda acontecerão; e esta passagem terá o seu cumprimento DURANTE o período da Tribulação, conforme todo o contexto o demonstra.

5) - Da Terra para o Abismo - Ap. 20:1-3 - No início da dispensação do MILÊNIO, quando o Cristo de Deus vier dominar sobre a Terra, no Reino dos Céus.

6) - Do Abismo para a Terra - Ap. 20:7-8 - No final do Milênio, antecedendo o Juízo Final.

7) - Da Terra para o LAGO DE FOGO - Ap. 20:10 Após o Juízo Final, indo assim para o lugar que Deus, desde o início do Seu plano preparou para prisão do Diabo e de seus anjos - Mt. 25:41.

Talvez entendamos um pouco a razão de Satanás estar ainda agindo após as sentenças de Deus a seu respeito e apesar da expressão categórica e gloriosa de Jesus no Calvário

" E S T Á C O N S U M A D O !..."

Entre o pronunciamento de Deus de uma sentença e o seu cumprimento, há sempre um espaço de tempo. - Deus chama as coisas que não são como se já fossem. A Trindade não se limita ao tempo como nós. Passado, presente e futuro para Ela são vistos como sendo a mesma coisa; o AGORA de Deus está sempre presente; HOJE, é o dia de Deus:

"Mil anos para o Senhor são como um dia..."

"Tomou pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar e lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal n ã o c o m e r á s, porque NO DIA em que dela comeres MORRERÁS"... - Gn.2:15-17.

O desenvolvimento da narrativa bíblica desse episódio nos leva a concluir que a sentença a Adão no dia em que transgrediu a exigência divina só se cumpriu no que se referia a morte espiritual - SEPARAÇÃO DE DEUS. A morte FÍSICA de Adão ainda levou muitos anos para se cumprir. Isto nos leva a ver que:

Há um DUPLO significado de sentenças de Deus, com separação de tempo no seu cumprimento.

"Quando pois virdes O ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda) então os que estiverem na Judéia fujam para os montes..." - Mt. 24:15. Observe-se que o Senhor se referia a um evento que ainda se dará no futuro, na Tribulação...Entretanto, esse evento já teve um cumprimento nos dias de ANTÍOCO IV, EPIFÂNIO: "No décimo quinto dia de Casleu do ano cento e quarenta e cinco, o rei fez construir sobre o altar dos holocaustos a ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO. Também nas outras cidades de Judá erigiram-se altares e às portas das casas e nas praças queimava-se incenso..." - I Macabeus, 1:54. - (Duplo comprimento).

"Depois do tempo em que o costumado sacrifício for tirado, e posta a ABOMINAÇÃO DESOLADORA, haverá ainda mil duzentos e noventa dias - (três e meio anos)" - Dn. 12:11.

"Ninguém de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o Homem da Iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus" - II Ts. 2:3-4.

"Vi emergir do mar uma besta (THERION - fera) que tinha dez chifres e sete cabeças e sobre os dez chifres dez diademas e sobre as cabeças, nomes de blasfêmia... Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses (três anos e meio) e abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus para Lhe difamar o tabernaculo, a saber, os que habitam no céu. Foi-lhe dado também que pelejasse contra os santos e os vencesse..." - Ap. 13:1 - !3:5-7.

Aí, pois, o DUPLO cumprimento de uma profecia: Primeiro, na época de Daniel e segundo, num futuro porvir.

O derramamento do Espírito Santo, TAMBÉM exemplifica esta verdade aqui declarada: O profeta Joel predissera que nos últimos dias Deus derramaria o Seu Espírito sobre toda carne. O apóstolo Pedro interpretou no dia de Pentecostes em Jerusalém, o cumprimento dessa promessa. Porém ela ainda terá o seu total cumprimento no futuro, quando no Milênio (Reino dos Céus) Deus derramar em abundância o Seu Espírito sobre a nação de Israel e sobre as nações gentílicas que daquele glorioso reino participarem:

"Tornar-vos-ei de entre as nações e vos congregarei de todos os países e vos trarei para a vossa terra. Então aspergirei água pura sobre vós e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos; guardareis os meus juízos e os observareis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus..." - Ez. 36:24-28.

"Já não esconderei deles o meu rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre A CASA DE ISRAEL, diz o Senhor Deus". Ez. 39:29

Também as profecias que diziam respeito a vinda do Messias têm duplo cumprimento, falando ora da Sua encarnação, ora da Sua vinda (PAROUSIA) para a nação de Israel, para o Milênio.

Quanto à execução dupla das sentenças de Deus, temos ainda o fato da destruição de Jerusalém ocorrida no ano setenta de nossa era, mas que em maior escala o será nos futuros dias do Anticristo.

Entendidas estas coisas, após estas exposições bíblicas, resta-nos agora tratar do âmago do assunto:- O homem tentando o Diabo.

( continúa - 18 ).