O homem tentando o Diabo

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

TENTAÇÃO ( )

O HOMEM TENTANDO A SATANÁS

"E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega... - Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?... - E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e de tal modo prevaleceu contra eles, que desnudos e feridos fugiram daquela casa." - At. 19:13-16.

Foi somente no capítulo terceiro deste livro que declaramos que o termo grego PEIRASMÓS significa PROVOCAR.

Assim como nos parece absurdo dizer que o homem provoca, tenta a Deus, o Ser Supremo, também nos parece estultícia dizer que o homem provoca a Satanás, que é um ser espiritual, de outra esfera e terrivelmente perigoso. Nunca encontraremos as expressões "TENTES" - "provoques" ao Diabo...

Há uma hierarquia de valores e autoridades no mundo espiritual. A Bíblia não se ocupa em desvendar-nos os mistérios dessa esfera, mas apenas nos dá traços da existência e das atividades que nos parecem ser paralelas às nossas atividades humanas terrestres:

"Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam: Tronos (THRONOI) Potestades (EXOUSIAN - autoridades) Soberanías (KYRIOTETES) Principados (ARCHAI), tudo foi criado por meio dEle e para Ele (Jesus)... Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste"... - Cl. 1:15-17. "Para que pela Igreja a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos Principados (ARCHAI) e Potestades (EXOUSIAI) nos lugares celestiais (EPOURANIOS)". - Ef. 3:10.

"O qual poder exerceu Ele (Deus) sobre o Cristo, fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais (EPOURANIOS) acima de todo Principado (ARCHAI) Potestade (ECSOUSIA - autoridade) Poder (DYNAMIS) e Domínio (KYRIOTES) - Ef. 1:20-21.

Desde tempos ígneos o homem procura entender o que se passa no mundo espiritual, especialmente no mundo tenebroso, no mundo de trevas, no mundo dos anjos caídos. O Velho Testamento nos fala, aqui e ali, de GROUXOS, de SHEDINS - Dt. 32:17 - SHEIRIN - Sl. 106:37 - LILITH - Is. 34:14.

O próprio ELOHIM é usado nessa mesma acepção de criaturas (seres não humanos) não somente referindo-se a Deus, mas também a esses mesmos seres. No Egito, na Babilônia, nos povos mais primitivos, as ciências ocultas, as religiões místicas em segredo iniciavam pessoas estudiosas dessas particularidades misteriosas. Mas o mundo espiritual ainda assim nos é uma incógnita. É-nos difícil entender claramente as passagens bíblicas como esta, por exemplo:

"No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Belteshazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão: - "Naqueles dias eu, Daniel, pranteei durante três semanas... No dia vinte e quatro do primeiro mês, estando eu a borda do grande rio Tigre, levantei os olhos, olhei e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berílo, o seu rosto como um relâmpago, os seus olhos como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido e a voz das suas palavras como o estrondo de muita gente..." - "Ele me disse: Daniel, homem muito amado, esteja atento às palavras que te vou dizer e levanta-te sobre os teus pés, porque te sou enviado. Ao falar ele comigo essa palavra me pus de pé, tremendo. Então ele me disse: Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora vim fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda muito distantes.... Dn. 10:1-4 (partes principais).

Não podemos entender como autoridades do bem, príncipes, arcanjos, podem ser barrados, combatidos, impedidos por principados das trevas, decaídos ou aliados de Satanás, o querubim caído... Esse texto menciona príncipes e reis de uma esfera espiritual, uma hierarquia de governos e autoridades representativas e dominantes de governos humanos... - (continua)...

__________________________

O Pr. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê. serafimprdr@ig.com.br

No Google: serafim Isidoro textos.