Porque Trump não usa o Air Force One?
Esse negócio de ter um avião particular é coisa muito, mas muito boa e confortável. Uma hora você está aqui, outra hora acolá, sem ter que sofrer com engarrafamentos ou se cansar no volante, para aquela viagem longa. Mas para ter um avião, com certeza, precisamos ter muito dinheiro, pois não bastasse o alto custo da aeronave, ainda se precisa de hangar, piloto e manutenção, que é muito cara.
E quando o avião não é seu, mas é como se fosse; e além disso, esse avião está na lista dos mais caros e luxuosos do mundo? Quase todo país tem sua aeronave oficial, para deslocamento do sujeito que é mandatário do lugar; e o preço de cada joia dessas dá para comprar milhares de carros de luxo...
Quando se pergunta: - quem é o cara mais poderoso do Mundo? – Donald Trump; essa é a resposta imediata! Então, quando perguntamos: - Donald Trump usa hoje qual avião? – Air Force One, correto? – ERRADO! Trump escolheu usar seu próprio avião, que é mais caro que o Air Force One! Às vezes, segundo a imprensa, ele manda tirar o Air Force One para dar uma voltinha e tirar onda de poderoso oficial...
Conheça um pouco mais da vida desses pobres coitados que precisam usar, raramente, desses transportes públicos...!
Esses são os 10 maiores investimentos em aviões oficiais da Terra. A frota desses 10 pobrezinhos, custa U$ 3,19 bilhões, ou algo em torno de R$ 10,21 bilhões. Conheça agora o país, o tipo de aeronave e o valor de cada uma delas...!
01 – Arábia Saudita (Rei) – Boeing 747 – R$ 520 milhões
02 – Arábia Saudita (Príncipe) – Airbus A380 – U$ 500 milhões
03 – Estados Unidos da América – Boeing 757 200 Trump – U$ 325 milhões
04 – Estados Unidos da América – Boeing 747 200 B Air Force One– U$ 300 milhões
05 – Zimbábue – Boeing 767 – U$ 285 milhões
06 – Japão – Boeing 747 400 – U$ 280 milhões
07 – Jordânia – Airbus A340 600 – U$ 275 milhões -
08 – Bangladesh – Boeing 777 300 E-R – U$ 260 milhões
09 – Alemanha – Airbus A340 313 – U$ 248 milhões
10 – Rússia – Ilyushin IL-96 300 – U$ 200 milhões
Edir Macedo da Universal tem um Global Express avaliado em U$ 50 milhões
Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, também tem um Global Express, só que bem mais barato; U$ 48 milhões.
Silas Malafaia da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, é bem mais modesto! Tem um Cessna Citation de U$ 12 milhões
RR Soares da Internacional da Graça de Deus, pobre e humilde, tem um King Air 350 de U$ 5 milhões.
Renê Terra Nova do Ministério Internacional da Restauração, tem um Falcon 010 de U$ 5 milhões.
Samuel Câmara da Assembleia de Deus, tadinho; tem um King Air de U$ 5 milhões.
Estevam Hernades da Renascer em Cristo, um teco-teco de U$ 3 milhões.
Esses assessores de Deus até que gastam pouco em aviões! Mais ou menos U$ 128 milhões! Nem dá para comprar o avião de Putin da Rússia!
Aqui no Brasil, o primeiro presidente que comprou um avião para servir a presidência foi Vargas em 1941, quando comprou um Lockheed L-18. Depois, em 1954 – Vickers Viscount - Dois aviões comprados por Juscelino Kubitschek. Em seguida, 1968 – BAC 1-11 - Comprado pelo general Costa e Silva. E seguindo a linha, 1976 – Boeing 737-200 - Dois aviões comprados pelo general Ernesto Geisel, apelidados de Sucatinha. 1986 – Boeing 707-320 - Duas aeronaves compradas por José Sarney e apelidadas de Sucatão. E em 2005 – Airbus A319CJ é o atual avião presidencial, conhecido como Aerolula, que gastou U$ 57 milhões!
Aqui do lado, na Argentina, o Presidente Macri mandou VENDER TODOS OS AVIÕES OFICIAIS QUE SERVEM A PRESIDÊNCIA; e depois dessa ordem, viajou para Suíça em avião de carreira da Air France...!
E como diria o Eorilito do Canal Aviões e Músicas: saudações aeronáuticas!
Carlos Henrique Mascarenhas Pires