A VERDADE EM XEQUE

Se quando morrêssemos o caixão mostrasse numa telinha o número de vezes em que falamos mentiras e verdades durante toda a vida, o resultado assustador só não seria pior do que a morte. E falei de números. Imaginem se junto aparecessem também, todas as mentiras que falamos.

Pobre do Ser Humano que nascesse sem o gene da mentira. Seria um excluído. Temos mentiras para todas as circunstâncias. Que vão de inocentes a trágicas. É empírico na evolução humana. A mentira sempre teve mais importância do que a verdade.

E por que isto acontece? Talvez, a resposta seja mais simples do que parece. A mentira só tem um lado. O nosso. A verdade tem dois lados. Tem o nosso e do outro. Isto fará, querendo ou não, a História contada ser sempre mentirosa. É neste fato que reside todo o poder da mentira.

Os livros só nos contam da perspectiva dos heróis navegantes que aportaram no Continente Americano. A verdade do holocausto que eles provocaram aqui, só poderia ser contada pelos milhões de nativos que foram dizimados pelas torturas mais cruéis imagináveis. Muito piores do que as praticadas pelo Estado Islâmico.

A verdade nunca esteve tão em xeque como agora, depois do advento das redes sociais. A aliada perfeita das mentiras. Ressaltando porém, que aquilo que você conta para uma criança dormir, é tão mentira quanto tentar mudar o resultado de uma eleição com postagens mentirosas.

Isto foi tentado na chamada maior democracia do mundo. Ainda não existe um consenso se conseguiram. De qualquer modo, serviu para colocar a internet em alerta contra a criação de sites especializados em notícias falsas. O jornal O Globo acaba de criar o seu serviço chamado “É isso mesmo”?

É desalentador pensar que as melhores mentiras serão capazes de decidir as eleições de 2018. Infelizmente, neste momento, é a única verdade do jogo que está começando.

Partindo do princípio que a índole humana é ser mentirosa, e isto é verdade, ainda podemos trazer para a discussão a fé baseada nos chamados livros sagrados. Todos eles escritos unicamente por humanos, portanto mentirosos. Quanto desta fé que não deixa de ser uma virtude, é baseada em mentiras.

Cabe dar um exemplo. A Igreja Católica teimou durante séculos ser a Terra o centro do Sistema Solar. Até ser desmentida pela ciência, torturou e possivelmente fez coisa pior para que a mentira prevalecesse. A disseminação de mentiras é o alimento de todas as religiões. Elas desmoronariam diante das verdades. Não sobraria pedra sobre pedra. Claro que a ciência jamais estará imune a mentiras. Só que a ciência contesta. A fé não.