TEMPO DE CRESCIMENTO
TEMPO DE CRESCIMENTO
“Mares tranquilos não produzem marinheiros habilidosos”
(Provérbio africano)
Quase sempre as pessoas com mais estrada, com mais experiência de vida, sabem do papel importante que as dificuldades representam no nosso crescimento. Sim, é verdade, elas sempre trazem algum tipo de sofrimento e o sofrimento é sempre difícil de suportar. E, principalmente, de aceitar.
Temos por hábito achar que o nosso sofrimento é sempre maior do que o dos outros, mas isto está longe de ser verdade. Todos os seres humanos passam por adversidades na vida. É a capacidade de lidar com elas que faz toda a diferença. De cada passagem difícil, não importando o grau de dificuldade ou sofrimento que ela apresente, poderemos tirar grandes ensinamentos para no futuro lidar melhor com a vida.
Lao Tse, pensador chinês que nasceu cerca de 600 anos antes de Cristo, dizia sabiamente que “com o problema vem a solução”. Não é nada fácil aceitar que cada vez que nos deparamos com alguma situação difícil em nossa vida que ela surja para nos ajudar. A primeira reação é sempre de total desagrado. Mas, segundo Lao Tse, os problemas aparecem para que a gente pare, olhe, reconheça, faça contato com alguma situação difícil em nossa vida, que quase sempre vive a se repetir e que precisa ser transformada para que a vida siga seu curso suavemente.
É muito duro ter de olhar de frente para o que nos causa sofrimento, mas somente assim poderemos encontrar uma nova luz no caminho. É claro que isto vai causar dor. Mas, como tudo na vida, ela também vai passar.
A vida é um grande processo de nascer e renascer. Sendo assim, precisamos ficar cientes que qualquer dificuldade ou fracasso que estivermos vivenciando serão sempre temporários. Se estamos passando por alguma dificuldade e conseguimos reconhecer o fato, isto já é um ponto positivo. Significa que não estamos indiferentes. Negar um acontecimento seria uma falta de habilidade de lidar com a realidade.
Cada adversidade é um desafio. Precisamos nos dar conta que vida é movimento. Tudo muda o tempo todo, nada é permanente. E, à medida que ficamos mais aptos, mais capazes, poderemos administrar melhor todas as mudanças que encontrarmos em nosso caminho de uma maneira mais leve, mais suave.
É fácil? Não! Mas é possível.
____________________________________________________________
Ecila Huste – Junho/2009