Renato Russo e a poética reescrita.

Quase todos os poetas do ultra-romantismo brasileiro, foram levados da vida cedo demais. Foram eles: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Renato Russo entre outros. Renato Russo? Isso mesmo, mas em uma época diferente, um gênio-poeta ultra-romântico-contemporâneo, que em vez da pena expressou-se com a guitarra.

Legou à “geração coca-cola” não só a vivacidade musical e letras refutando a condição social brasileira, mas deixou o rock mais inteligente. Com seu gênero poesia-cantada, indiscutivelmente o poeta do rock brincou com as letras, amargou os pilares de Brasília e adocicou toda uma geração com a sua poética transcendental.

Em suas canções estão versos que tocam a alma brasileira (é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã), uma indispensável crítica tediosa (moramos na cidade que tem um presidente e todos tão fingindo viver decentemente), um romântico frustrado (Vai... se você precisa ir), um naco de irreverência (O Eduardo gostava de novela e jogava futebol de botão com seu avô) e o que dizer do característico pessimismo romântico (cortam meus braços, cortaram minhas mãos), mas o certo é que sua inata musicalidade, associada a essa mania quase blasfema de acender uma vela a Deus e outra à poesia, lhe rendeu o título: POETA DO ROCK.

Ir cedo demais e viver intensamente o faz um ultra-romântico de carteirinha,

Imaginemos ele, após um “porre na taverna”, com Álvares de Azevedo? Daria para escrever uns versos ou uma bela canção à juventude algo mais ou menos assim:

Será que é nas Sete cidades que estão Eduardo e Mônica? Por enquanto, Ainda é cedo, para saber se Andrea Dória e os índios trabalham com eles na Fábrica.

Mas o certo é que Antes das seis e Vinte e nove, Mariane, dado viciado e Clarisse, Quase sem querer verão Maurício À fonte de Um dia perfeito com Natália ouvindo Musica ambiente na Central do Brasil.

Então Vamos fazer um filme de Perfeição, Do espírito e com Os anjos num 1º de julho, pois O mundo anda tão complicado que Há tempos vemos Meninos e meninas nas ruas em Mil pedaços como Soldados num Tempo perdido da Via láctea.

Estaremos com Daniel na cova dos leões se só Por hoje não vivermos verdadeiramente como Pais e filhos...

Obs: Só tem título de músicas da Legião.

prof. Pedro

pegosine@hotmail.com

Silva Neto
Enviado por Silva Neto em 02/08/2007
Reeditado em 11/08/2007
Código do texto: T589947
Classificação de conteúdo: seguro