O DIFÍCIL EXERCICIO DO HUMOR
Vamos discernir sobre o ato de promover o humor ou saber como o ato levar bem humoradas mensagens de fundo moral para as diversas camadas sociais através da mídia brasileira tem diferentes formas de entender o entretenimento do Oiapoque ao Chuí. No meio de tudo ficam as trapalhadas, escorregões, bobagens de toda sorte que são motivo de gargalhadas. O certo é que sempre terá alguém fazendo algo que traga à tona o que seja engraçado.
# Alguns humoristas ou formas de humor
## A figura do palhaço é ainda garantida nos meios infantis e restrita aos circos mas tem levado mensagens ora com humor limitado ora com humor apelativo e não é mais o carro chefe que foi em outras épocas. A performance do Palhaço Carequinha (Jorge Savallas Gomes, 1915/2006 é bem diferente do Palhaço Tiririca (Francisco Everardo de Oliveira) Sempre desperta o interesse mas o cunho humorístico a esse gênero decai quando a simplicidade dá lugar a personagens malandros, obscenos e parodiadores de uma atualidade agressiva.
### As charges têm mostrado também que paciência tem limite e ultrapassando as fronteiras vemos na França o desfecho trágico da liberdade de expressão de um jornal renomado ao lidar com fundamentalistas. Sabemos que de modo algum uma charge deixa a todos satisfeitos porque a função é aguçar a opinião alheia e como no caso francês a coisa pode acabar mal Humoristas do Passado Aparicio Torelli (Barão de Itararé) e Alvarenga e Ranchinho sempre eram levados em cana por ter em seu repertório políticos e autoridades que na opinião deles não tinha senso de humor. .
#### A anedota também tem sido bastante questionadas porque famílias não costumam tolerar piadas recheadas de forte apelo imoral e mau gosto diante de quem querem manter uma linha de conduta com mente arejada. A Frase “perco o amigo, mas não perco a piada” certamente não serve para todas as situações.
# Humor regionalista.
## Pelos quatro cantos do país temos variadas formas de humor e cada uma delas arregimenta ainda uma bem humorada fala diferente que outro não familiarizado com ela brinca e em alguns casos constituem zombarias que acabam mal. é o jeito do nordestino, do gaúcho do baiano e do mineiro , sendo que para um o outro e engraçado.
### Nordestinos têm a fala diferente e há aqueles que acreditam que soa engraçado e ainda retratam seu humor nos cordéis centenários;
#### Já a turma do chimarrão lá do Sul do país tem uma linguagem que também causa estranheza a brasileiros de outras regiões despertando graça, mas é fácil de acostumar e lidar com a fala do povo gaúcho com a naturalidade que o respeito exige ;
#### O paulista também tem traços característicos e um arrastado na língua que chama uma expressão engraçada em quem ouve primeira vez;
#### O mineiro quando se expressa usando uai determina sua terra de forma bem humorada.
## Piadas de salão
### Desaparecidas até porque ninguém convive mais em salão essas são piadas ensaiadas e pela enumeração de que conta perde o humor e tornam-se enfadonhas.
## Houve quem tivesse livretos dessas piadas, mas muitas não passam o humor pela subjetividade de quem ouvoe ou a falta de tato de quem as interpreta na fala ou mesmo se ouve contada em grande quantidade.
Humor negro. Será engraçado desde que o que faz rir, dependendo da circunstância não aconteça em outra situação com quem ri
## Filmes e programas de humor:
### O cinema está desgastado porque ninguém se aventura a ver a conhecida comédia romântica ou a comédia propriamente dita e que vai normalmente se decepciona haja visto o pífio número de ingressos vendidos e a rapidez com que tais filmes escorregam para as prateleiras das locadoras que estão por sua vez desparecendo;
## Não menos sem graça os programas televisivos de humor estão à deriva há anos e comediantes antigos envelhecem e morrem sem que os novos herdem a forma de tornar a coisa igualmente risível;
## O humor no teatro:
## Também apelativo e tem deixado os amantes do gênero bem furiosos porque as peças não tem tempo definido e conforme a obra. uma saidinha para ir ao banheiro poderá significar luzes acesas com o final do espetáculo tal é a curta apresentação.
#### Atores do cinema e da TV costumam explorar essa vertente, mas sem sucesso.
Por fim, sempre haverá quem tente fazer alguém rir de alguma forma ou de alguém, contudo, é um exercício difícil e praticado por que tem talento para tanto e se não o tem não o vira uma atuação com o desempenho adequado. Quem está pronto para rir precisa saber de que ou de quem está rindo sob pena de sem querer, rir de si.