Reconciliar é de Deus; seja na Bíblia, seja no Corão!

Meus Irmãos!

A palavra vem do verbo transitivo e significa, dentre outras interpretações, ESTABELECER PAZ ENTRE PESSOAS, congraçar; e ainda, o significado que eu mais admiro: harmonizar...! É dessa forma que devemos ler, interpretar e agir, quando citamos “RECONCILIAR”!

Eu que não sou cristão, mas leio; busco muitas vezes, inspiração nas palavras cristãs. Observem o que Mateus diz em seu Livro sagrado, no capítulo 5:23-24: "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.

Insatisfeito com a dúbia interpretação, na mesma epístola, 18:15, diz: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão”.

Mas é o Livro de Lucas em que há a mais tocante interpretação de “reconciliação”. No Capítulo 12, Lucas, o médico amado, que não foi discípulo, mas conviveu com eles e escreveu duas missivas sagradas, disse em parábola que, antes de julgar alguém, reveja seus atos mais profundos; e antes de exigir o sacrifício de alguém, tenha muita cautela, porque seus atos podem ser tão comprometedores quando o do seu inimigo; e ao invés dele, o executado pode ser você!

Para muitos, Mateus pode ter citado em metáfora, alívio imediato para seus próprios pecados, mas para mim, ele quis citar a sentença de seu grande Mestre, Paulo, o apóstolo. Mateus citou claramente que tem muita gente que vai à igreja de Deus orar para o Diabo! Tem pessoas que se dizem felizes, benevolentes, honestas e sensíveis, mas tem pensamentos impuros e comprometedores; e suas ações, na maioria, são inépcias!

No Corão, livro sagrado do Islã, a reconciliação é clara e exigida nos casos de homens bons. “Nada de bem há em muitas de suas confidências, exceto nas de quem ordena caridade ou algo conveniente ou reconciliação entre as pessoas. E a quem o fez, em busca do agrado de Allah, nos conceder-lhe-emos magnífico prêmio”.

Maomé, inspirado, escreveu: “E, se duas facções dos crentes pelejam, reconciliai-as, pois a Concórdia é o melhor; é a própria face de Deus”!

Meu irmão! Se um dia você jurou que nunca mais vai interferir para reconciliar as pessoas por sofrer uma agressão ou mal por causa disso, eu te aconselho a refletir sobre o seu juramento e voltar a reconciliar as pessoas; quem sabe, reconciliar-se consigo próprio...!

Deus ou as palavras inspiradas por ele, jamais será barreira para que homens não se reconciliem; porque quem de fato crê em Deus, profetiza a bondade, a piedade e a reconciliação entre os homens.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires, que olhando o infinito celeste, busca no Grande Arquiteto do Universo o consentimento de intelecto, para todas as respostas das perguntas que o Mundo me oferece...!

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 07/01/2017
Reeditado em 07/01/2017
Código do texto: T5875289
Classificação de conteúdo: seguro