INOCÊNCIA OU MALÍCIA?
EM MEIO A CRISE PROVOCADA COM A CONHECIDA OPERAÇÃO LAVAJATO, GRUPO DE PROCURADORES DA REPÚBLICA E OUTROS, ESTABELECERAM DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO. CRIANDO ASSIM, UM PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR, QUE GANHOU MAIS DE DOIS MILHÕES DE ASSINATURAS.
SEGUINDO O RITO NORMAL, O PROJETO FOI ENCAMINHADO AO LEGISLATIVO, ONDE, COMO ERA DE SE ESPERAR, TEVE SIGNIFICATIVAS ALTERAÇÕES E ATUALMENTE CONTA COM 12 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO E ESTÁ PRESTES A SE TORNAR LEI.
COMO VEM DIVULGANDO A IMPRESSA NACIONAL, HÁ UM TEMOR QUE AS MEDIDAS ACABAM INOCENTANDO OS POLÍTICOS QUE TIVERAM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS PAGAS COM DINHEIRO DE ORIGEM DÚVIDOSA E IMORAL. O QUE RESULTARIA NUM ESPÉCIE DE ANISTIA PARA OS JÁ ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO POLICIAL LAVAJATO E OS QUE PORVENTURA VENHAM A TER SEUS NOMES CITADOS. UMA VEZ QUE, ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO A DELAÇÃO DE 78 EXECUTIVOS DA ODEBRECHT, MAIOR EMPREITEIRA NACIONAL.
ACREDITO QUE A INICIATIVA ACIMA CITADA, PARTIDA DOS DITOS SUPER HÉROIS BRASILEIROS (COMO PROMOTORES DE JUSTIÇA E PROCURADORES SE INTITULAM) NÃO TIVESSE SIDO APRESENTADA NA OPORTUNIDADE, O CONGRESSO NACIONAL NÃO TERIA FORÇA PARA TRATAR DO ASSUNTO, EM RAZÃO DA GRANDE PRESSÃO POPULAR EM DIREÇÃO CONTRÁRIA, MESMO DANDO SINAIS ATRÁVES DO SENADOR RENAN CALHEIROS EM MUDAR A LEGISLAÇÃO NESSE SENTIDO.
A APRESENTAÇÃO INOPORTUNA DAS MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, ACABOU CRIANDO UMA LAGUNA PARA OS CONGRESSITAS DISCUTIR O ASSUNTO E FAZER DE TUDO PARA BLINDÁ-LOS, COMO VEM ACONTECENDO.
UMA VEZ QUE, JÁ NA CAMARA DOS DEPUTADOS, FOI REJEITADO A INCLUSÃO DOS PROCURADORES DA REPÚBLICA E JUÍZES DE DIREITO EM CRIMES DE RESPONSABILIDADE E OS ALTOS VENCIMENTOS DESSAS CLASSES, INCLUINDO-SE VANTAGENS ABSURDAS PARA ÉPOCA DE CRISE ECÔNOMICA. CONSIDERANDO QUE, FICARAM TAMBÉM ALHEIOS A PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL SOBRE TETOS SALARIAIS. CONSIDERANDO AINDA, QUE A LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA O FUNCIONAMENTO DE TODA MÁQUINA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO JUDICIÁRIO, PASSAM PELAS MÃOS DO LEGISLATIVO, COM A VOTAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA E DO EXECUTIVO, NA LIBERAÇÃO DO MONTANTE. LEVA A ENTENDER, QUE, AS DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, PROPOSITALMENTE FOI APRESENTADA PARA AJUDAR OS MAUS POLÍTICOS E ELES PRÓPRIOS (PROCURADORES DA REPÚBLICA E OUTROS), UTILIZANDO MAIS UMA VEZ, DA BOA FÉ DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, QUE ASSINOU A PROPOSTA.
PENSAMENTO CONTRÁRIO É INCABÍVEL, POIS TRATAM-SE DE CLASSES DE SERVIDORES PÚBLICOS DE ELEVADA INTELIGÊNCIA E DE IMENSO PODER.