Mães narcisistas e sua consequência na vida dos filhos
VISITE MEU CANAL: https://www.youtube.com/channel/UCR_23InyYnUWI-41lgoHIag
Abusivas, donas da verdade e com desejo intenso de controlar e ser melhor, essas mães causam impactos profundos na vida dos filhos. Através de uma tirania egocêntrica travestida de amor, saiba quais são as conseqüências de ser criado por uma mãe narcisista.
1. Necessidade de agradar as pessoas
É comum que filhos de uma mãe narcisista se torne alguém que só quer agradar- essa necessidade de agradar, muitas vezes, se mostra muito intensa no campos sexual . A explicação do porquê isso acontece é a seguinte: quando a criança é criada por uma mãe, cuja principal preocupação é seus próprios problemas, dor e satisfação pessoal, a criança fica à mercê de seu comportamento egocêntrico.
A criança muitas vezes se pergunta o que há de errado com ela, já que sua mãe está constantemente chateada ou descontente com ela. Ela vai pensar que, se ela obtiver êxito em cumprir as expectativas da mãe, então, ela receberá o amor pelo qual tanto anseia.
2. Baixa auto-estima
Muitas vezes, filhos de pais narcisistas crescem num ambiente onde nada que eles façam é bom o suficiente.. Isso é porque eles foram corrigidos e admoestados desde novos, com a mãe sempre enfatizando o lado negativo das coisas que faziam. Muitas vezes, essa mãe dizia: você faz tudo da maneira errada! Por exemplo, ela me mostrava como dobrar roupas e se eu fizesse isso errado, ela diria que preferia fazê-lo ela mesma, porque eu não consigo fazer nada da maneira que ela quer que eu faça. Uma mãe narcisista nunca está satisfeita com o modo como os outros estão fazendo as coisas.
Ela estabelece padrões elevados para si mesma, o qual poucas pessoas podem alcançar. É por isso que a criança vai sempre sentir que está faltando alguma coisa. Depois de anos ouvindo que ela está fazendo as coisas de maneira errada, a criança acaba pensando que o erro está consigo, não com a mãe. Ela não se sentirá confortável nos relacionamentos e tentará fazer com que os outros a amem, agradando e se adequando a suas preferências, sejam elas quais forem. Esses indivíduos se tornam verdadeiros camaleões, por não terem um senso “forte” de identidade. Para uma mãe narcisista, competir é seu lema, ser melhor é seu objetivo, mesmo que tenha que competir com os próprios filhos.
3- Falta de senso de direção e de identidade
Quando se é criado por uma mãe narcisista, percebe-se que não se tem identidade. Durante a infância, mesmo que sua mãe tenha tentado dar-lhe atenção e cuidados, não houve nenhuma oportunidade para você se expressar de maneira autêntica. A mãe narcisista precisa viver através de seus filhos, assim, as crianças não podem ter pensamentos, valores e sonhos diferentes dos seus. Não é incomum que a mãe narcisista queira escolher o namorado e até mesmo a profissão das filhas. Se há discordância, essas mães fazem seus filhos se sentirem culpados. Assim, a criança precisa ser o que a mãe quer que ela seja. É dessa maneira que ela acaba por negar sua própria identidade.
4- Ausência de limites
Uma mãe narcisista faz a criança ficar dependente dela.
Não há uma distinção clara entre você e sua mãe, você tem as mesmas necessidades e aspirações que ela. É por isso que a criança cresce pensando que todo mundo pode pedir qualquer coisa pra ela e ela terá que cumprir, mostrando alto grau de sugestionabilidade – tornam-se marionetes do mundo. A criança, na fase adulta, ficará inconformada com os limites impostos por outrem e se sentirá insegura em relação a suas próprias habilidades para sustentar relacionamentos fortes e saudáveis. Quase que invariavelmente, filhos de mães narcisistas têm intenso medo de abandono e sensibilidade exacerbada à rejeição.
5- Ansiedade, ataques de pânico, depressão e adicção
Já que filhos de mães narcisistas não têm um senso de identidade formado, eles sempre se perguntarão o que querem fazer da vida. Terão dificuldade em saber se as próprias ações são aceitáveis, se o que sentem é apropriado, se o que desejam é digno... A insegurança se torna estressante com o tempo. Com dificuldades em confiar em si mesmos, terão dificuldade em confiar em outras pessoas. Nas relações amorosas, terão dificuldades em expressar suas necessidades e sentimentos. Em virtude desses obstáculos e da frustração causada por eles, esses indivíduos podem recorrer ao consumo de álcool e drogas, jogar compulsivamente, sofrer de desordens alimentares, gastar dinheiro como se não houvesse amanhã e ter ataques de pânico como mecanismo de defesa para suas tribulações.
6-Dificuldade em estabelecer relações saudáveis
Todos nós temos medo de ser abandonados por nossos parceiros e ser rejeitado é algo que gera desconforto em quase qualquer ser humano. Todavia, filhos de mães narcisistas desenvolvem uma dependência anormal, com intenso medo de abandono real ou imaginário e sensibilidade disfuncional diante situações de rejeição. Não raro, essas pessoas desenvolvem transtorno de personalidade histriônica ou borderline.
Filhos de mães narcisistas acreditam que precisam sempre agradar. Com uma obrigação constante de deixar o parceiro feliz e realizado, frequentemente essas pessoas negligenciam suas próprias necessidades. É comum que desenvolvam relações tóxicas e de extrema dependência com parceiros narcisistas, por estes os lembrarem de sua mãe.