O Sistema.
A palavra "sistema" é muito antiga, os gregos e os romanos já se utilizavam dela com frequência.
O que significa ?
Um conjunto ordenado de elementos interligados que interagem entre si.
Um conjunto de órgãos funcionais...
Combinações de partes reunidas...
Todas as respostas são iguais, um monte de blá, blá, blá...para nos dizer que criamos normas e procedimentos, os encerramos em uma caixa quadrada, e ela nos ditará as regras, os limites , e assim se preservam as bases.
Quando ligamos para uma negociação qualquer, muitas vezes a mocinha que nos atende nos diz; " O sistema não permite ". Muitas vezes respondo, o sistema são vocês, então são vocês que não permitem. Como troco recebo uma cara de interrogação.
Os sistemas são engessados na maioria das vezes, porque as pessoas não o conhecem à fundo, pois todos os sistemas tem portas de saídas, várias. Não há interesse em mostrá-las, é mais cômodo e menos estressante fazer o básico.
- A culpa é do sistema ! Pronto: não tem rosto, nem boca, nem nariz...
O sistema está em todas as partes, e para tudo: Sistema social, educacional, de segurança, de trânsito, político...não há como escapar desse emaranhado, é o homem massificando-se em nome do pragmatismo.
O brasileiro é de certa forma contestador pelo prazer de contestar, e isso não é comum em outros países, onde as leis são seguidas sem muitas argumentações, pois se elegemos nossos representantes...temos que permitir que gerem as leis ( parece uma coisa lógica), é assim que pensam . Não sei quem está certo, mas simpatizo com a contestação, o que incomoda deve ser dito, sempre com respeito, mas o conformismo nunca traz melhorias.
Quando um professor olha para a classe e pergunta : " Alguém tem alguma dúvida ?" E todos ficam olhando, sem nada dizer é que não entenderam o ponto, então como poderiam ter dúvidas ? Só tem dúvida aquele que entendeu alguma coisa, tentou ir até um certo ponto, e não foi mais além. Os sistemas são assim, como regras, fórmulas fechadas, com paredes que as encerra, o que é uma pena, pois são ferramentas preciosas quando usadas com sabedoria.
O gênio humano sabe criar,mas usa a sua divindade incompleta, pois passa mais tempo se protegendo do que avançando .