No Ibirapuera
São Paulo sedia primeiro encontro nacional de fãs de Jean Wyllys


Por Paco Llistó
Foto: Arquivo Mix

8/12/2005

Desde que saiu vitorioso da última edição do Big Brother Brasil, o jornalista, escritor, poeta, professor e agora celebridade, Jean Wyllys, não parou de dar entrevistas a emissoras de rádio e televisão, de comparecer a festas e, evidentemente, de atender a seus milhares de fãs que torceram durante mais de 3 meses para que ele levasse o merecido prêmio de R$ 1 milhão.

O novo ídolo pode estar com a agenda lotada, mas seus fãs não. Eles organizam no próximo dia 21 de dezembro, na Marquise do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Primeiro Encontro Nacional dos fãs de Jean Wyllys. O evento promete reunir pessoas do Brasil inteiro com o intuito de debater sobre a vitória do baiano no reality show global. Na ocasião, também será lançado o livro "Jamais Esquecerei do Brother Jean Wyllys". Escrito pelo fundador do fã-clube, o conterrâneo de Jean, o poeta Valdeck de Jesus, 39, o livro reúne crônicas, poemas, mensagens e orações, e já está à venda por R$ 20 no site da entidade.

Segundo Valdeck, São Paulo foi escolhida para sediar o primeiro encontro porque a cidade é de “fácil acesso e onde tudo rola legal”. Mas o principal motivo, segundo o poeta, não é esse. “Ali, no Parque Ibirapuera, em maio, tem uma festa conhecidíssima, que é a festa de Ogum (São Jorge, no sincretismo religioso, para algumas nações, e Oxossi, para outras). Essa festa realiza-se há 48 anos e é promovida pela União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, Associação Paulista de Umbanda, SOUESP (Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo) e Vale dos Orixás. Como o Jean é adepto de Oxossi (São Jorge, ou Ogum), resolvemos fazer essa homenagem aos Orixás, em primeiro lugar, e a Jean Wyllys”, explica.

O fã-clube de Jean tem sede em Salvador e foi fundado oficialmente em maio deste ano. Segundo o poeta, o site da entidade já conta com mais de 17 mil acessos. “A maioria dos fãs mora muito distante de Salvador, daí a idéia de realizar o primeiro encontro num local central. Somos mais de 1000 fãs cadastrados. Mantemos contatos via internet e telefone. A amizade, a grande arma do bem, que o Jean sempre pregou, é o que une nossos componentes”, diz Valdeck.
No dia do encontro, os fãs vão participar de uma série de atividades como, por exemplo, um piquenique, troca de reportagens, fotos, revistas, matérias de jornais e internet, além do lançamento da camiseta oficial do fã-clube e do livro.

A organização pretende reunir cerca de 1000 pessoas. Na opinião de Valdeck, o encontro será importante para “dizer ao Brasil que o mito Jean Wyllys não se apagará, jamais”. “Estamos, nós do fã-clube, reunindo as pessoas para lutar por mais respeito, mais dignidade, mais tolerância, mais amizade. Tudo o que o Jean mostrou e fez, no BBB ou fora dele, não vai ser esquecido, pois o amor nunca estará fora de moda”, acredita Valdeck.

O próprio Jean ainda não confirmou presença, mas “também não disse um não redundante”, diz Valdeck, que avisa que todos podem participar do encontro. “Somos um grupo aberto a todo tipo de pensamento e de atitude. Só não pregamos a violência e a discriminação. Quem comungar desses ideais, pode ir ao Parque nos abraçar”.

Num país carente de ídolos, Jean virou celebridade instantânea. Sua sinceridade e coragem em enfrentar o preconceito o transformaram em figura respeitada principalmente na comunidade gay. O espaço que um homossexual conquistou em pleno horário nobre deve ser cada vez mais ampliado, acredita Valdeck. “Espero que a mídia como um todo, seja a televisada, a escrita, internet e rádio, abram mais espaço para pessoas de talento e de boa índole. O surgimento de novos ídolos vai acontecer, fatalmente, depois que a ‘primeira pedra foi atirada’. Essa primeira pedra foi o Jean que atirou contra o preconceito e contra a discriminação”, diz.

O encontro acontece a partir das 8h e não tem hora para terminar. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial www.jeanwyllys.com ou no blog

Fonte: http://mixbrasil.uol.com.br/extra!/jean_fa/jean_fa.shtm

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 27/07/2007
Código do texto: T581654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.