A angústia da indecisão

Sair do emprego ou não?

Romper o relacionamento ou permanecer nele?

Trocar de carro ou continuar com o que eu tenho?

Sempre que nos vemos diante de uma tomada de decisão que é importante em nossa vida, sentimos angústia.

A angústia só passa após tomarmos a decisão.

Mas o que é angústia?

A angústia é uma sensação de aperto no peito, acompanhado de ansiedade, tristeza, inquietação e desanimo.

O termo angústia vem do latim angustia e significa estreiteza, espaço reduzido, carência, falta. É o medo de algo desconhecido,inconsciente. Medo de algo que vem de dentro de nós, mas não sabemos identificar.

Filósofos como Kierkegaard, Heidegger e Sartre, desenvolveram suas próprias explicações sobre este sentimento.

Para Kierkegaard, a angústia faz parte do ser humano, pois não temos como saber nada sobre nosso futuro. A angústia para ele é o medo de não conseguirmos realizar os planos que fazemos no decorrer da vida.

De acordo com Heidegger, a angústia está no fato do homem ter que aceitar que uma dia irá morrer. O fato de sabermos que não temos como fugir da morte, gera em nós a angústia.

Já para Sartre, sentimos angústia durante toda a vida, pois ter consciência de que somos os únicos responsáveis por nossas escolhas e que não temos a quem recorrer a não ser a nós mesmos, desperta o sentimento permanente de angustia

Conviver com a nossa mortalidade, com as incertezas do futuro e com o fato de sermos os únicos responsáveis por nossas escolhas, realmente são motivos suficientes para vivermos cercados de angústia.

No entanto, deixar as coisas fluírem naturalmente sem tentar ter controle sobre o que acontece ao nosso redor, faz com que a vida se torne mais leve e prazerosa.

Que tal tentar?

Priscila Guiseline
Enviado por Priscila Guiseline em 23/09/2016
Código do texto: T5770146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.