INSTRUTORA DE MESÁRIOS

Atuei como mesária voluntária em várias eleições, mas precisamente em 10 pleitos, no município de Caucaia e, tendo decidido que já era hora de parar e dar a oportunidade a outras pessoas, este ano fui convidada a participar como instrutora de mesários no processo eleitoral.

Inicialmente resisti, pois considerei tudo o que vivencio neste momento: família, último semestre do curso na universidade (defesa do TCC); trabalho; aulas que ministro aos sábados; aulas que ministro na empresa em que trabalho no horário do almoço (1 h/a, dois dias na semana, como mais um meio de aperfeiçoar minha prática docente)... e ponderei: será que dou conta de mais essa atividade?

Embora duvidando da minha capacidade ao me comprometer com mais esse desafio, um pensamento me ajudou na hora de decidir: se eu aprendi tanto com a experiência de mesário, não é justo que eu guarde isso só pra mim! Se eu posso contribuir passando adiante o que absorvi de todos esses anos em que trabalhei como presidente de seção eleitoral, por que não aproveitar essa oportunidade? E decidi encarar os cinco dias de convocação, um para o treinamento que recebi e os outros treinando mesários convocados para atuar nas mesas receptoras de votos no dia do pleito.

Eu disse “sim” à Justiça Eleitoral, respondendo ao Alan, representante do Cartório Eleitoral de Caucaia, que me convenceu a permanecer contribuindo com os trabalhos realizados pelos envolvidos no processo, e não me arrependo. A participação nesse grande evento, além do exercício da cidadania, representa um mundo de oportunidades de muito aprendizado. E, como minha missão aqui é aprender, foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos.

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 21/09/2016
Código do texto: T5767624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.