Cidadania, a Alma do Mundo .

Todo ser humano possuí uma essência que caracteriza a própria personalidade, definindo sua postura diante do mundo .Falar da essência humana é compreender que o amor, a liberdade, a solidariedade e a prática da justiça são elementos principais da cidadania . Quando a exercermos plenamente, nos tornamos pessoas esclarecidas, conscientes que a nossa missão é aprimorar a sociedade em que vivemos, tornando-a cada vez melhor .

Queremos que todos, sem exceção , possa ter acesso a uma vida com dignidade e precisamos contribuir ativamente para que este desejo não seja apenas uma utopia .Com isto estaremos construindo espaços de convivência que ultrapassem as barreiras sociais, para que ninguém fique á margem da Vida .

Portanto, a cidadania é a expressão concreta do humanismo e precisa ser através de ações coletivas , num espírito de fraternidade que nos convoca a somar com as pessoas despertas, para que lutemos ao lado da imensa legião de excluídos, buscando a justiça social .

Assim deixaremos de ser “ massa humana” , um mero aglomerado sem voz, para nos transformarmos em povo, com consciência crítica que se une em torno de objetivos comuns, claros e definidos .

Ser cidadão é contribuir ativamente no destino da sociedade , porque a voz do povo não pode se calar diante da violência, da impunidade, da pobreza e da miséria social .A omissão é inaceitável e precisa ser combatida .Não podemos negar o nosso próprio direito a uma melhor qualidade de vida , que depende exclusivamente de cada um .

A VOZ DO POVO NÃO DEVE SE CALAR .

A força está conosco e somente nós poderemos acabar com todas as ações que denigrem a dignidade humana .Podemos dizer que os pobres e os miseráveis não são o problema, mas a solução, pois apontam onde está a raiz de tanta desigualdade .

Cidadania também tem a ver com a participação de todas as pessoas na vida política, social, cultural e econômica de seu país, de sua cidade e do mundo .Não haverá democracia plena se todos não tiverem igualdade de direitos, pois na verdade deveríamos ser todos iguais perante a lei .E se não somos, é porque ainda permitimos, ou seja por falta de esclarecimento , interesses pessoais, ou omissão . É importante que você defina de que lado está , ou se simplesmente continua em cima do muro , esperando que alguém faça por você o que é de sua responsabilidade .

Cada vez mais dependemos de uma mudança ótica na maneira de pensar e de ver as coisas, tendo como ponto principal os mais pobres, os oprimidos e os injustiçados .

Qualidade de vida tem tudo a ver com saúde e principalmente com educação .Um povo esclarecido sabe o que quer e abomina o que não quer .A erradicação da miséria depende de nós porque deve começar dentro da nossa própria casa .

Não podemos esperar de nossos governantes atitudes que deveriam ser nossas .Cada um sabe de si e para se conquistar uma melhor qualidade de vida é preciso ter consciência de suas condições humanas e financeiras , sem dar o passo maior que a própria perna .

Não é possível que diante da atual realidade em que vivemos, ainda se acreditem em salvadores da Pátria , porque eles nunca existiram .Se nós não lutarmos por nossos direitos, ninguém mais lutará .O mundo em que vivemos não é a novela das oito .

Nossas crianças sentem fome, precisam de carinho, comida, remédios, educação, lazer, cultura ...Tudo isto e muito mais!

O nosso meio ambiente clama por dignidade , nos dizendo a todo instante que nós não somos donos do mundo .Se a nossa “casa” não estiver saudável, com certeza ficaremos doentes !

Então ,não adianta apenas desejarmos saúde, paz e a prosperidade . Temos que compreender que a qualidade de vida é um conjunto de conquistas que cabe á cada um de nós buscar, em parceria com a nossa própria cidadania .

Somente assim deixaremos de ser meros espectadores da História para sermos capazes de mudar o destino da nossa sociedade, nos tornando cidadãos respeitados que cumprem os seus deveres e conquistam os seus direitos com dignidade e sabedoria !

Silmara Retti