Persona Non Grata
 
Persona non Grata expressão que deriva do latim e significa “pessoa não querida”,  pessoa não adorável”.
Em diplomacia, a expressão tem um significado técnico e jurídico definido, aplicado por uma referência à diplomatas que não são bem vindos à Nação. De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, Artigo 9, um Estado pode a qualquer momento e sem ser obrigado a se justificar, declarar um diplomata, Persona non grata, assim o Estado credenciador poderá recusar-se a reconhecê-lo como membro da missão diplomática .

Há vários casos de Persona Non Grata espalhados pelo mundo televisivo e midiático. Só para lembrar o ator norte-americano Brad Pitt, quando protagonizou o filme Sete Anos no Tibete   em 1997, foi considerado pelo governo chinês, Persona Non Grata, pois o enredo do filme ia de encontro à atuação da China no Tibete.

O deputado Jair Bolsonaro, que é figura polêmica, devido a  suas declarações de mau gosto e seu jeito truculento, acabou por receber da cidade de Campinas-SP, onde ele nasceu,o título de Persona Non Grata, depois de fazer comentários desrespeitosos à Câmara da cidade.Os exemplos não param por aí, tem de Mike Tyson até Neymar , que já provou um pouco deste título,mesmo fazendo de conta de que não sabia do que se tratava.

A denominação em questão quando aprovada pelos vereadores e integrantes do governos  só tem um efeito simbólico, demonstrando a indignação de um local para com determinada pessoa.

No âmbito organizacional também se verifica o mesmo tom, quando um funcionário comete gafes ou se mostra inoportuno, numa observação mais atenta nas relações, percebe-se que o mesmo acaba sendo “deixado de lado”, pelo colegas de trabalho. Este enfoque no trabalho acaba dificultando a dinâmica institucional como um todo, pois a partir do momento que se “ repele’ ou “ evita” determinados contatos, torna-se difícil a comunicação e por conseguinte, o fluxo produtivo.

Muitos são os motivos que levam a pessoa a ser não adorável em um setor,  pelos colegas, alguns são tachados de “ puxa-saco”; de exibicionistas e  fofoqueiros de plantão; sendo que esses tipos circulam em todos ambientes profissionais, causando desconforto e intrigas no ambiente de trabalho, se tornando mal vistos pelos demais.

Trabalhar com pessoas que nos causam uma certa vontade de distanciamento,não é nada bom, mas  devido a fatores econômicos, sociais e culturais somos  forçados a nos adaptar à situação, principalmente quando é final de ano  e tem aquelas brincadeiras “maravilhosas” de interação,”amigo secreto” e depois a tal festinha de confraternização, nessa hora, todos tomados pelo clima de solidariedade, até a Persona non grata, acaba sendo bem aceita.

Aqui só me propus a passar ligeiramente pelo termo, sendo que todos conhecemos  e sabemos onde estão os ditos personagens, que  vez por outra acabam nos melindrando ou ocasionando situações conflituosas, e não pensem que é um privilégio das relações inter-pessoais, no mundo virtual acontece muito, que o digam as redes sociais, que se tornaram um verdadeiro caldeirão dos infernos nesta época, mas nestes casos temos a facilidade de não estarmos frente a frente, e podemos, evitar discussões e presenças inoportunas  que nos incomodam,basta somente deletar.
 

 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 06/09/2016
Reeditado em 21/10/2018
Código do texto: T5751958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.