O apagão aéreo...e suas consequências...
De maneira alguma, poderia deixar de colocar aqui, no Recanto das Letras, a minha humilde opinião a respeito desse assunto que nos tem feito perder noites de sono, não só pelo problema em si, mas também pelas conseqüências que advém dele.
O que será esse tal de apagão aéreo?
Será que de repente, num piscar de olhos, os sistemas de vigilância de espaço aéreo nacional, deixou de funcionar, assim, sem mais nem menos?
Porventura, só agora, se começou a constatar que diversos aeroportos espalhados pelo Brasil, têm problemas, tanto administrativos como estruturais?
Assim, do dia para a noite, os controladores de vôo deste país, resolveram colocar as manguinhas de fora e reivindicar melhores salários e condições de trabalho?
O que estará por trás deste elefante branco chamado INFRAERO?
São tantas as perguntas que poderia ficar aqui gastando meus caracteres disponíveis todos e não poderia enumera-las todas.
Vamos analisar somente o básico.
Este tal de apagão aéreo, começou com o desastre do avião da GOL, em setembro do ano passado, ou melhor dizendo, começamos a ter problemas nos vôos depois deste acidente. Os problemas vieram à tona, porque quiseram jogar a culpa do acontecido nos controladores de vôo e então eles resolveram abrir o bico e falar das reais condições em que trabalhavam, das reais condições dos equipamentos que operavam, até então, tudo ficava por "debaixo do pano", e a nossa vida era colocada em risco todos os dias, sem que a gente tivesse conhecimento deste fato. Isto é o "apagão aéreo". Coisas jogadas pra debaixo do tapete e pronto, como quase tudo que se faz neste "desgoverno" e se fez em outros também.
Os sistemas de vigilância de vôo, são sistemas obsoletos, já o eram na época em que foram adquiridos, acho que no governo do José Sarney, isso inclusive foi tema de reportagem em revista de circulação nacional. Acho que da Veja. Dizia a reportagem que o Sistema SIVAM, adquirido já era obsoleto nos EEUU, naquele tempo, imaginem hoje. Então as panes que agora vem acontecendo, não são de hoje, nossas preciosas vidas sempre estiveram em perigo, só agora é que esse fato é revelado. Aplica-se tanto dinheiro em bobagens neste país, segundo o site "Transparência Brasil", "o orçamento do Congresso brasileiro - gasta R$ 11.545,04 por minuto", isso é um absurdo, uma coisa que não tem nome, gasta-se dinheiro com as mordomias dos "desocupados deputados e senadores", enquanto falta dinheiro para atualizar os sistemas de controle de vôo dos aeroportos.
Aqui mesmo na minha cidade, o novo aeroporto foi inaugurado sem um aparelho chamado "ILS", que ajuda os pousos nos dias com nevoeiro ou chuva e a noite, o aparelho estava inclusive instalado, mas não foi posto em operação por ocasião da inauguração do aeroporto, foi preciso um acidente horrível, em que morreram vinte e nove pessoas para que no outro dia o aparelho fosse colocado em funcionamento.
Que muitos aeroportos brasileiros têm problemas estruturais, que atuam muito acima da capacidade real para que foram construídos, que suas pistas não tem condições de operação para aeronaves supermodernas, com elevada tonelagem, que toda as pistas de todos os aeroportos nacionais são curtas, não tem áreas de escape, não tem sistemas pra evitar acidentes, isso todo mundo sabe. As pessoas que administram os aeroportos, visam apenas o lucro, sem se preocuparem muito com a infraestrutura, haja vista que o aeroporto de Congonhas, tempos atrás, foi reformado na sua área social, lojas, restaurantes, salões e a área comercial, enquanto as pistas ficaram na mesma, só foram reformadas quando os problemas começaram a acontecer.
As próprias companhias aéreas, preocupam-se apenas com seus lucros, que não são poucos, o atendimento ao cliente é péssimo, os vôos estão sempre atrasados, os funcionários são orientados a fazerem de contas que os problemas não são com eles, é uma vergonha.
Os pilotos, são verdadeiros heróis, pois, tem usado esses aeroportos, Brasil a fora, durante anos, fazendo verdadeiros milagres. Os problemas enfrentados em vôo pelas tripulações, quase nunca são relatados ou colocados em atas ou reclamações.
Este pessoal, que trabalha no controle de tráfego aéreo, são também heróis, pois, conforme a gente fica sabendo, têm conseguido, durante anos a fio, evitar que coisas horríveis acontecessem. Eles estão reclamando com razão, embora da forma errada. Seus salários, se comparados com a responsabilidade que está em suas mãos, são ridículos. Quase todos, ganham salários equivalentes ao de um sargento da Aeronáutica, que não deve passar de uns três mil reais, se chegar a isso. Ora, quem, quer ter em suas mãos a responsabilidade de centenas de vidas diariamente, até milhares, por uma ninharia dessas? Em outros países, os controladores de vôo, ganham muito mais do que aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, para trabalharem seis horas por dia, os salários chegam mais ou menos a uns quinze mil reais por mês. Pagam-se aos deputados e senadores salários e mordomias altíssimas e eles não têm responsabilidade alguma e não fazem trabalho algum, a não ser promover escândalos, porque não podemos pagar um bom salário aos controladores de vôo, que lidam todos os dias com a vida de milhares de pessoas?
Volto a dizer, o governo gasta tanto dinheiro com bobagens, festinhas e reuniõezinhas, recepções e outras coisas inúteis, as pessoas ficam revoltadas, vendo os desmandos do governo e seus salários continuando sempre os mesmos. Sou a favor de que os controladores de vôo têm que ganhar MUITO BEM.
Finalmente, acho que ninguém sabe dizer o que há por detrás desta coisa chamada INFRAERO. O governo, tem que procurar evitar a CPI da INFRAERO, quando este tapete for levantado, a poeira da corrupção e dos desmandos, vai cobrir o país inteiro, como uma tempestade de areia no deserto, pode escrever.
Há tanta coisa aí, muito maior que mensalões, sanguessugas, Marcos Valério, Delúbio Soares, Zé Dirceu, a coisa vai ser muito feia.
Por fim, só nos resta solidarizar com as famílias que tiveram pessoas vitimadas nestes dois desastres, os maiores da história do Brasil e pedir a Deus, que todas as vidas ceifadas, sirvam para que as autoridades possam abrir seus olhos e num gesto de humanidade, resolver os problemas do sistema aeroviário nacional, para que mais inocentes não sejam imolados em vão.