Quer ser mais criativo? Acorde mais cedo.

  Estou escrevendo um livro que, a princípío, intitula-se: "Um professor criativo". Contudo, a seção dedicada a estratégias para melhorar a criatividade serve para todas as pessoas que precisam pensar mais criativamente. Em um dos tópicos, sugiro que as pessoas acordem mais cedo pelo menos um dia na semana para auxiliar necess processo de aprimoramento da criatividade.
           Algumas pessoas podem estranhar a sugestão de acordar mais cedo um dia como algo que vá ajudar no processo criativo. Mas, dependendo da sua rotina, acordar dez a trinta minutos mais cedo pode servir de alavanca para colocar as ideias criativas em ação.
            Acordando mais cedo, a gente ganha mais tempo para se preparar com calma, sem aquela correria da luta contra os ponteiros antes de sair de casa. Isso favorece que os pensamentos estejam mais tranquilos e surjam mais naturalmente. Dá tempo de ouvi-los e anotá-los. Você consegue ouvir respostas para os seus problemas - sejam eles pessoais ou profissionais.
            Além disso, muitas vezes nós prometemos que vamos nos dedicar a determinado projeto e nunca paramos para dar o primeiro passo. Esses minutos preciosos da manhã podem ser usados para a leitura por fruição, assistir a vídeos que contribuam com pensamentos criativos ou mesmo colocar a mão na massa para algum projeto que estamos adiando. Pode ser a criação de um jogo da nossa disciplina que poderá ser feito online pelos alunos, o esboço de um projeto de aprendizagem colaborativo que queremos apresentar na nossa escola ou qualquer outro plano que tem estado empoeirado, guardado na gaveta – física, virtual ou só na memória.
            Acredito que dormir bem é um dos pontos fundamentais para uma mente criativa, como destaco em outro item no livro. Então, não se trata aqui de uma sugestão para você se privar do seu sono. Mas, de estabelecer a rotina de acordar esses minutos mais cedo e aproveitar o tempo para deixar sua criatividade ter voz. Aproveito para acordar bem cedo pelo menos uma vez por semana. Durmo, em média, sete horas por noite. Algumas vezes mais, outras um pouco menos. Mas, uma vez por semana acordo por volta das quatro horas. Assim, tenho duas horas antes de começar o horário habitual de preparação para levar o filho para a escola e eu ir trabalhar. São raras horas de silêncio e sem demandas tecnológicas.
            Uso essas duas horas de forma variada, nada tão sistemático que me faça ficar “engessada” em um plano, mas também nada tão flexível que me faça ficar  sem foco nenhum, vagando por redes sociais e, ao final,me perguntando o que fiz naquele período em que eu só tenha passado olhando a timeline do Facebook.Aproveito para ler livros literários que julgo interessantes, pois eles favorecem a imaginação e criatividade. Outras, estabeleço a meta de escrever textos, sejam para o meu site ou adiantar os livros nos quais estou trabalhando.
E, claro, também aproveito para simplesmente não fazer nada. Tenho visto muitas pessoas que, no afã de conseguir aproveitar cada minuto, até instalam suporte de celular no banheiro para assistirem a vídeos enquanto tomam banho! Vez por outra, até entendo. Mas, a criatividade precisa de tempo de incubação sem estímulos visuais e sonoros o tempo inteiro, atrapalhando o cérebro de processar e enviar respostas de que precisamos. (Para um aprofundamento detalhado sobre por que as melhores ideias vêm no banho, sugiro a leitura deste artigo AQUI - em inglês). Então, tomar um bom banho com bastante calma, já que acordou mais cedo, é um bom investimento para a sua criatividade. Desligue-se para ficar mais ligado!
            Se conseguir acordar meia hora todos os dias, por seis dias (afinal, ninguém é de ferro! A gente sempre quer dormir mais um pouquinho no final de semana, não é?), terá três horas extras por semana, cerca de cento e cinquenta horas por ano. Esse é um tempo suficiente para começar a aprender uma nova língua, ou melhorar sua habilidade com a integração das tecnologias no ensino, ou planejar, implementar, divulgar e avaliar seus projetos incríveis.
            Faça o teste por um mês. Se meia hora for muito, comece com dez minutos antes. Se todos os dias não é viável para você, estabeleça um dia na semana em que acordará uma hora mais cedo. Molde essa sugestão de acordo com o seu perfil e veja que acordar mais cedo pode fazer muito bem a sua criatividade.

Publicado orignalmente AQUI, no LinkedIn Pulse.
Solimar Silva
Enviado por Solimar Silva em 29/08/2016
Reeditado em 08/05/2020
Código do texto: T5743352
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.