Índice de Eficiência
http://www1.folha.uol.com.br/remf/#/municipio/180/pitangui
E Pitangui faz bonito. Em pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo sobre a eficiência de todos os 5.200 e tantos municípios brasileiros, em que são considerados em que são considerados Saúde, Educação e Saneamento dentro da Receita Total, Pitangui surge num surpreendente 180º lugar. Ou seja, saímos extremamente bem no ranking nacional com os índices apresentados por esta Velha e Amada Serrana
Esse índice, extraído a partir de dados colhidos entre 2004 e 2014, reflete o acerto - mesmo no reconhecido aperto - nas decisões de nossas Administrações municipais no citado período. Quem aqui vive, e conhece de perto eventuais deficiências da cidade, pode eventualmente que a referida pesquisa responda mais a interesses políticos ou de outra ordem do que simplesmente à verdadeira isenção e objetividade factual. Eu, não residente neste burgo natal desde 1966, mas visitante regular e até um tanto quanto contumaz, não contesto os dados e resultados publicados, crendo que a metodologia da pesquisa seja eficaz e transparente, embora reconheça que o assunto seja gerador de discussões.
O que, aliás, é bom para todos nós. E muito bom mesmo constatar que estamos bem na fita, apesar de tanta desdita, como o fechamento de fábricas, os índices alarmantes de delinqüência e insegurança, a falta de perspectivas de emprego para os cidadãos em idade produtiva, a inexistência de educação superior de qualidade, a deseducação de nossa gente para com a destinação apropriada do lixo e de entulhos, entre outros.
Mas é hora de reconhecermos e, quando necessário, cobrarmos o maior empenho e os méritos de nossa Administração citadina. Pitangui é aqui e agora.