Pequeno histórico familiar relembrando as casas.
A casa onde nasci era quase igual a esta do vídeo acima... (Uma casa de pau a pique). Só que a cobertura era de folhas de coqueiros em forma de trança como faziam os Índios... Nesta casa de 1942 a 1948 e provavelmente até pós-colheita maio/Junho A poucos km de Cosmorama/SP... Pois qualquer coisa que precisava ia à cidade a cavalo... (Neste local plantava-se algodão par venda e arroz, feijão e milho só para o gasto da família).
Só que as paredes desta 1ª casa, eram revestidas com saibro... Depois de 1948 a inicio de 1950 em outra a 2ª casa já em Barretos, ou seja, 18 km ficando entre Ibitu a Barretos na estrada antiga Barretos/Olímpia Obs. a casa era igual a do vídeo, porem um pouco maior coberta com telhas tipo bicas e paredes era de metades de coqueiro macaúba e revestida as paredes internas com saibro. A 3ª já ficava em outra propriedade em lavouras de café e tratava-se de uma colônia onde moravam mais de 10 famílias de cafeicultores, sendo as casas todas iguais em forma de circulo e havia um brejo no meio, donde pelas madrugadas se ouvia por varias horas o rugido de bugios, uma espécie de macacos grandes e a casa já um pouco melhor, pois igual a segunda porem toda revestida interno e externo. Obs. Nesta casa havia uma riqueza em Frutas de todos os tipos e além de também nos cafezais havia muitos pés de mamão e banana nanica, que não dava conta de consumir e tratava-se de porcos A 4ª um projeto mais arrojado em outra propriedade, sendo construída por meu pai seus irmãos e sobrinhos... 10.000 pés de café cuidados culturais tudo manualmente, lugar onde fora desfeita uma floresta, manualmente por meu pai seus irmãos Benjamim, Justino, seu cunhado Pompil9o e quatro de seus sobrinhos para plantar o café... Engenho de rapadura... Frutas em abundância... Produção de café... Que deu origem à compra da propriedade aqui de Frutal. Obs. Antes em Tanabi em 1964, no distrito de Ibiporanga/SP.
Cheguei ate 1964 depois conto o resto... OK
Lembro que no começo eu ficava com medo dos bugios depois acostumei...
Agora resumindo: a 5ª casa já foi no município de Tanabi/SP e quase idêntica a 4ª... Porem a quarta já no final do período que foram 14 anos foi trocado por uma de alvenaria para melhor conforto da família. Tanabi/SP, já propriedade própria, sendo as anteriores terras arrendadas. Cafezal era a cultura do local parece que também eram 10.000 pés de café além de pasto e mais área para outras culturas. Obs. Eu não morei nesta casa, pois fiquei em Barretos desde março de 1962 para estudo e trabalho...
Posso contar o resto com mais detalhes... Basta que declinem favoravelmente... Só lembrando que na 1ª casa nasceram Eu, o Sebastião e o Claudhemiro. Na 2ª nasceu Antônio I que faleceu aos 14 dias... Na 3ª nasceu o Osmar... Na 4ª nasceram Adhemar, Antônio II, Cida, Luzia, Aldo e Renato e na 5ª nasceu o Paulo.
Lembrando que meu pai/mãe foram influenciados a mudar para Barretos por seu sobrinho João Rodrigues, casado com sua sobrinha Dudu. Ele padrinho de batismo do Claudhemiro. Foi em 1950 a plantar 10.000 pês de café por seu Chico Português... Já residente no Brasil por vários anos que para cá veio com esta finalidade plantar cafezais, pois era sua especialidade. Ele ajudou a plantar os cafezais acompanhou dando as orientações iniciais e logo depois faleceu em um acidente de trator, em outra propriedade.
Nota: Se gostarem farei a complementação ...
Frutal, 21 de agosto de 2016.