Circumponto - Occupy Você

Circumponto - Occupy Você



De início, você pode ocupar o seu interior com Polmos Spirytus Rektyfikowany (vodca polonesa com álcool a 95%…). Não reclame se depois da ocupação houver um colapso.

Em 17 de setembro de 2011 uma galera com um vasto cardápio de indignações pôs em prática o movimento de protesto denominado "Occupy Wall Street". Um dos ítens do menu era o corte de dinheiro para os políticos. Outros ítens: desigualdade econômica e social, ganância, corrupção… Gente série alega que eles perderam força porque não tinham foco. Nada de liderança e muitas demandas. Ainda assim, o Nobel Joseph Eugene Stiglitz considerou a intenção revolucionária.

Você pode se locupletar de temas variados para debates sortidos. Muçulmanos versus Cristãos e Judeus anda em voga. O delírio islâmico, apesar de não constituir novidade, anda captando atenções por todo o globo. A história nos mostra que Carlos Martel suou um bocado contra o exército muçulmano na batalha de Tours em 732. O mesmo suor brotou na fronte da frota veneziana em Lepanto contra a frota muçulmana em 1571. Idem para os cavaleiros austríacos e germânicos nos portões de Viena em 1683. Qualquer website jihadista está apenas dando sinais de comando provenientes da Sura e das Hádices aos seus filiados. Com isso estamos indo para 1.400 anos de sandices, só nesse assunto.

Total da população islâmica em número aproximado: 1.200.000.000, ou seja, um bilhão e duzentos milhões.
E já que estamos em nuvem olímpica, falemos de medalhas: 7 Prêmios Nobel.

O total da população de judeus, número aproximado, 14.000.000, (catorze milhões).
128 Prêmios Nobel.

Ops, alguém está investindo pouco em educação.

Você pode se locupletar de informação. A propósito, sabia que nos últimos dois anos a base de informações armazenada nos computadores de casas, escritórios e servidores é maior do que todo o conhecimento acumulado previamente no planeta?

Outra opção é meditar no poder do Sólido Platônico chamado octaedro. Me parece mais producente do que cuspir em hóstias, quebrar crucifixos, fornecer fuzis para meninos e meninas e ensiná-los a odiar, explodir coisas, etc. Ou…dar dinheiro para políticos. Aliás, recapitulando, o primeiro mandamento do "Occupy Wall Street” era solicitar ao governo um sonoro basta, através de decretos e ou comissões de inquérito e ou o raio que o parta na dinheirama dos congressistas.

O Brasil não corre esse risco. Com 36 partidos políticos estão querendo criar somente mais 36. Aqui nos ocupamos de mesmices. E dá-lhe mais do mesmo.

Circumponto, o círculo com o ponto no meio. O ponto é você. O círculo, suas experiências, além das percepções, memórias, anseios, conhecimentos, é um balaio sem fim, mas só funciona se preenchido com um "algo mais”, do contrário o ser vira um saco de partículas, via de regra desordenado.

O nome desse "algo mais” é muito particular. Cada um, a seu modo, possui capacidade para acessá-lo. Há uma frase de Nietzsche bem ilustrativa para o caminho: "Minha solidão não tem nada a ver com presença ou ausência de pessoas. Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia”.


(Imagem: Matthew Digby Wyatt,  mosaic illustrations, 1820- 1877)
 
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 20/08/2016
Reeditado em 16/06/2020
Código do texto: T5733924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.