Já olhou para os seus processos hoje?
A revisão dos processos organizacionais deveria fazer parte da rotina de todas as organizações, não somente em tempos de crise. Adotar uma cultura de revisão dos processos deve ser vista como uma estratégia para a redução de despesas.
Muitas empresas tem investido na implantação de áreas de inteligência, objetivando constituir uma "célula pensante" focada em tendências de mercado e revisão sistemática de processos e padrões internos. Agregar valor aos produtos e serviços prestados aos clientes é a principal meta de todas as organizações, mas hoje pensar assim não basta. Torna-se cada vez mais necessário pensar em "agregar valor aos produtos e serviços prestados aos clientes utilizando o mínimo possível de recursos", em outras palavras, fazer mais, com menos.
Ao mapear e redesenhar os processos internos, as empresas passam a visualizar aquelas atividades que efetivamente geram valor e podem descontinuar rotinas improdutivas. Uma vez revisados os processos, abre-se a prerrogativa de racionalização e dimensionamento adequado dos recursos humanos, produtivos e tecnológicos necessários para a realização das atividades. Atuar sobre processos possibilita antes de tudo, reduzir despesas, principalmente as relacionadas a overhead.
Mas os benefícios não param por aí, são inúmeros outros, tanto quantitativos, como a redução de despesas, como qualitativos. Em suma, é válido evidenciar: o aumento da produtividade, a definição de indicadores de controle dos processos e o aumento da satisfação tanto dos funcionários como dos clientes. E agora, depois deste resumo sobre processos, já reservou um tempo para revisá-los?